CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

10 filmes sobre negócios para você assistir em janeiro

10 filmes sobre negócios para você assistir em janeiro

De férias em janeiro? A People separou 10 filmes sobre negócios inspiradores para a sua carreira, para você assistir enquanto descansa. Confira!

postado 12 de jan de 2017

Filmes que trazem o mundo dos negócios para o seu enredo podem ser uma ótima ferramenta de aprendizado profissional. Mesmo que a situação da sua carreira não seja exatamente a mesma dos personagens, a trama pode levantar discussões importantes sobre trabalho em equipe, como se portar em negociações, relação entre chefe e funcionários e a conjuntura atual do mercado de trabalho.  

De férias em janeiro? A People separou 10 filmes sobre negócios inspiradores para a sua carreira, para você assistir enquanto descansa. Confira:

O LOBO DE WALL STREET (2014)

Dirigido por Martin Scorcese, esse filme é referência para entender as negociações e excessos do mercado financeiro de Wall Street. Traz a história real de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores de Nova York que cria um verdadeiro império com os seus ambiciosos métodos de trabalho. Ele e seus parceiros enriquecem rapidamente, até que os seus esquemas ilícitos deixam de passar despercebidos pela polícia. É um filme interessante para pensar nos limites da ambição por crescimento profissional e financeiro.

A REDE SOCIAL (2010)

O filme, que traz a história da criação da rede social Facebook, é uma verdadeira lição sobre persistência para o sucesso de um projeto, além de trazer um importante debate sobre propriedade intelectual. Mark Zuckerberg desenvolveu o Facebook em 2003, enquanto ainda era um estudante na Universidade de Harvard. A ideia começa como uma plataforma para integração dos alunos da universidade, encomendada à Mark por outros estudantes, os irmãos Winklevoss. Mark, no entanto, levou a proposta ainda mais longe e acabou desenvolvendo a rede social por conta própria e sem comunicar aos irmãos, chamando atenção de investidores e tendo um rápido crescimento. Um processo milionário surge desse conflito, enquanto o Facebook se populariza pelo mundo todo.

TRABALHO INTERNO (2010)

O documentário traz uma análise detalhada da crise econômica que afetou os Estados Unidos em 2008, a perda de milhões de empregos e casas e colocou o país em uma profunda recessão. Através de diversas entrevistas e a narração do ator Matt Damon, o diretor Charles Ferguson identifica as peças-chave do mundo financeiro e político que levaram a economia americana ao colapso. É um filme interessante para usar de comparativo à situação econômica atual do Brasil.

DOIS DIAS, UMA NOITE (2014)

Estrelado por Marion Cotillard, o filme dos irmãos Dardenne traz um episódio que poderia se passar em diversos escritórios pelo mundo. A protagonista Sandra afasta-se do trabalho por um período para tratar de sua depressão, mas ao retornar, descobre que foi oferecido aos seus colegas um bônus em troca de sua vaga. Ela tem apenas um fim de semana para convencê-los a não aceitarem o dinheiro para que o seu emprego seja mantido. A trama oferece um importante debate sobre ética nas relações de trabalho, tanto entre colegas como entre chefe e funcionários.

O LONGO AMANHECER (2007)

Essa cinebiografia conta a história do economista Celso Furtado, figura de enorme importância para o pensamento histórico-econômico do Brasil e da América Latina. Através de entrevistas com ele próprio e de imagens de arquivo, é relatada não só a sua trajetória acadêmica e pessoal mas a sua contribuição teórica para os projetos econômicos desenvolvidos no Brasil a partir dos anos 1940. Expoente do estruturalismo econômico e do desenvolvimentismo no país, é um ícone de muita importância para entender a economia brasileira.

A GRANDE APOSTA (2015)

Ainda explorando a crise econômica dos Estados Unidos em 2008, “A Grande Aposta” traz a história de quatro homens que conseguiram prever o colapso da economia e enriqueceram desviando os seus investimentos de acordo com as previsões. Batendo a mídia, o governo e o mercado financeiro na antecipação da crise, a trajetória dos personagens é uma verdadeira lição de economia internacional.

JOY: O NOME DO SUCESSO (2016)

Garantindo a quarta indicação ao Oscar de Jennifer Lawrence, “Joy: O Nome do Sucesso” traz a história real de Joy Mangano uma inventora mãe solteira de três filhos que vive com os pais e o ex-marido em uma casa no subúrbio. Motivada pela necessidade de prover para a sua família, Joy usa a sua criatividade para desenvolver um utensílio doméstico, o “esfregão mágico”, que acaba tornando-se um sucesso de vendas nos Estados Unidos. O filme traz a emocionante jornada da sua transformação em uma milionária matriarca que faz de tudo para manter o núcleo familiar unido.

O HOMEM QUE MUDOU O JOGO (2011)

O filme traz a história de Billy Beane, dirigente de um time de beisebol de Oakland, nos Estados Unidos. Após a derrota do time em um importante campeonato, acontece um corte no orçamento do clube, que compromete as suas perspectivas para o próximo campeonato. Billy acaba conhecendo Brad, um jovem economista com ideias inovadoras sobre como reajustar os gastos do time. Os dois recrutam jogadores mais baratos, mas com potencial, apostando nos métodos de Brad para jogar a temporada seguinte.

FREAKONOMICS: O FILME (2010)

Com base no livro de mesmo título, o documentário aplica a teoria econômica para diversas questões que passam pelo nosso dia a dia: quais seriam os verdadeiros interesses de um agente imobiliário? Qual o impacto acadêmico de prêmios em dinheiro por desempenho aos alunos? Desconstruindo crenças populares e explorando o aspecto econômico de diferentes fatores do cotidiano, o filme usa a economia de um jeito muito diferente do usual.

O CAPITAL (2013)

Do renomado diretor Constantin Costa-Gravas, o filme traz um debate sobre a submissão dos trabalhadores ao sistema capitalista, com a história de um funcionário que ascende à presidência de um banco após o adoecimento de seu chefe e acaba deixando-se levar pela ambição. Uma ótima inspiração para pensar em questões de ética no mercado de trabalho.

E aí, inspirado pelas narrativas do mundo dos negócios? Conheça as qualificações da People e invista no seu futuro. Cadastre-se no site e receba um desconto especial na matrícula!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
©People. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
©People. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning