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As 4 habilidades que todo líder deve ter

As 4 habilidades que todo líder deve ter

Especialista indica como desenvolver as características de liderança

postado 13 de jan de 2015

Se você é tímido, mas quer ser líder de uma equipe um dia, ou já comanda uma equipe e não sabe como lidar com os profissionais, saiba que é possível aliar a sua personalidade a algumas ações importantes para influenciar positivamente o ambiente de trabalho.

“Uma pessoa introvertida pode desenvolver as habilidades de líder, desde que saiba a hora de ter voz de comando e aprenda a comunicar-se sempre”, explica a coach Mariana Cottini, parceira da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching), que instrui profissionais em grandes e médias empresas a fim de potencializá-los.

A administradora define o mau líder, ou o profissional que ainda não tem o perfil para tal posição, como aquele que não age para: “passar uma diretriz clara, dar feedbacks, gerenciar conflitos, resolver problemas, analisar cenários, motivar e inspirar pessoas, fazer apresentações em público e reuniões eficazes”.

Confira abaixo as principais dicas da coach Mariana Cottini para ser um bom líder.

1. Defina o direcionamento da empresa

É preciso ter foco no futuro e enxergar as mudanças como oportunidades, pois isso é importante para motivar e engajar a equipe em relação às perspectivas da empresa.

2. Pratique seus valores

Demonstrar caráter e ser um exemplo do que diz é mostrar integridade. Ter credibilidade permite inspirar e ser respeitado.

3. Permita a participação da equipe

A realização participativa de todos em projetos é essencial para o líder conseguir, junto à sua equipe: diagnosticar problemas, identificar as opções, desenvolver estratégias, estabelecer metas e planos de ação, enfatizar a performance e o desenvolvimento. Ou seja, dê chances aos colaboradores de fazerem parte da solução para gerar engajamento e motivação. As novas gerações, principalmente, precisam sentir que têm voz ativa e que contribuem.

4. Identifique e desenvolva competências

Após focar nos pontos fortes de cada funcionário, são determinadas funções que precisam dessas habilidades, o que potencializa e energiza a equipe. Isso é desenvolver competências, quando elas estão afetando diretamente a produtividade e o resultado da área. O líder, nesse caso, precisa ser uma fonte de conhecimento aos funcionários.

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