Como montar um calendário no Excel

A rotina agitada, vários compromissos no mesmo dia, conciliar obrigações de trabalho com profissionais... estes são fatores mais do que suficientes para vermos a necessidade da criação de calendários. Funcionais e extremamente úteis, os calendários proporcionam um melhor controle das suas atividades no dia a dia.

Eles são importantes para manter organizadas as suas reuniões e eventos, entre outras ocasiões. Você pode fazer uso de um calendário para controlar as horas, criar uma rotina da escola ou trabalho, planejar o cronograma de um projeto e muito mais.

Montar um calendário no Excel não é uma tarefa difícil, você precisa apenas de alguns minutos de dedicação para deixá-lo da maneira que desejar. Isso quer dizer formatar as células e colorir o calendário da maneira que melhor lhe agrade.

Primeiro iremos fazer o cabeçalho do calendário. Na primeira linha, coloque o ano e o mês em questão.  E logo abaixo coloque os dias da semana. É importante que você deixe um espaço para preencher com seus compromissos quando o calendário estiver pronto.

Ajustando as colunas

Deixe cada coluna com aproximadamente 10 centímetros de largura. Para isso, selecione todas as colunas, clique com o botão direito do mouse, selecione a opção “largura da coluna” e digite o número desejado para o espaço:

Ajustando colunas

Ajustando colunas

Na primeira linha superior, digite o ano e o mês em questão. No exemplo, mesclamos a linha 1 na coluna A e B para o texto do ano ficar maior. Para isso, selecione as duas colunas e clique em “Mesclar e Centralizar”:

Construindo cabeçalho - Passo 1

Depois de mesclar, o texto fica deste modo:

Construindo cabeçalho - Passo 2

Para escrever os dias da semana, selecione a linha de duas colunas e mescle as células para que o espaço a ser preenchido fique adequado.  Faça isso para todos os dias da semana:


Construindo cabeçalho - Passo 3

Automatizando os dias

Para preencher os dias (números) você precisa saber em qual dia da semana o mês se inicia para então fazer a sequência. Setembro começa na quinta-feira, por isso colocamos o número 1 na primeira quinta-feira. Para deixar a planilha fácil de ser atualizada para o próximo mês, iremos utilizar uma fórmula para preencher os dias automaticamente.

Coloque o número 1 no dia da semana em que o mês inicia, no dia seguinte, na mesma linha, digite o sinal de igual (=), selecione a célula anterior e digite +1 para que o calendário seja preenchido automaticamente com os outros dias:

Automatizando os dias

Copie e cole esta fórmula com control + C e cole em todas as colunas onde você vai deixar o dia do mês com control + V:

Automatizando os dias - Passo 2

Para o próximo mês, você pode fazer uma nova aba ou alterar os dados já feitos. Se for apenas alterar, preencha o número 1 no dia da semana em que o mês se inicia e todos os outros dias serão preenchidos automaticamente.

Agora chegou o momento de deixar seu calendário colorido e personalizado da maneira que você desejar.

Formatando as células

Você pode formatar as células e deixá-las da cor que preferir. Para isso, basta selecionar a célula que pretende colorir e escolher uma cor no botão “cor de preenchimento”:

Formatando células - Passo 1

Você também pode escolher a cor e a espessura de cada linha. Basta selecionar a célula e clicar com o botão direito do mouse. Escolha a opção “formatar células” e na opção “borda” você escolhe a espessura e a cor das linhas que irão compor seu calendário:

Formatando células

Formatando células

Ao clicar na opção “formatar célula” abrirá uma caixa com diversos comandos que você pode fazer para deixar sua célula da maneira que desejar, como por exemplo: alterar o tipo de texto (data, número), modificar o alinhamento do texto (centralizado, justificado), alterar a fonte e etc.

Formatando células - Final

Seja um aluno People!

Gostou das dicas para o Excel? Agora você pode aplicá-las no uso cotidiano do software e tornar o seu dia a dia no trabalho mais dinâmico. Quer saber mais sobre esse software? Conheça o curso Expert em Excel da People! Você vai receber a base necessária para tornar-se um profissional além das necessidades básicas de sua profissão. Cadastre-se no site e receba um desconto especial na matrícula!