Como se preparar para um processo de trainee

Se você terminou a faculdade há pouco tempo, tem talento para novas ideias e está em busca de ascensão profissional, esta é a hora de alavancar de vez sua carreira. Muito visados por recém-formados, os programas de trainee têm a característica de empregar jovens profissionais para que, após um treinamento específico e completo, possam futuramente assumir um cargo superior na empresa.

Uma das vantagens de tornar-se trainee em uma multinacional é a possibilidade de crescimento em um curto espaço de tempo. Durante o programa, além de participar de diversas capacitações, o profissional tem a oportunidade de enriquecer o currículo e o conhecimento prático sobre sua área de atuação. Além disso, na maioria dos programas, o trainee passa por diversos setores de uma empresa para que desenvolva também a visão de negócios e estratégias empresariais.

Dicas para se preparar para um programa de trainee

Conheça a empresa

O ponto de partida inicial para se candidatar a um programa de trainee é se identificar com a empresa. Isso significa estudar a cultura, visão, valores e características a fim de buscar uma associação com a sua vida pessoal e profissional. Isto fará com que você tenha mais foco e segurança para participar do processo seletivo. Também é muito importante manter-se atualizado sobre a realidade, crescimento atual e novidades da empresa.

Prepare-se para as fases do processo

Muitos programas têm diversas fases de seleção, incluindo testes, dinâmicas, painéis com executivos e entrevistas. Por isso, além de conhecer a empresa, conheça também tudo sobre você e sua área. Estude quais são as etapas principais, treine apresentações teóricas de modo objetivo, faça exercícios para controlar o nervosismo e avalie suas principais conquistas e pontos fortes.

Aprenda a se destacar

É evidente que empresas que abrem processos de seleção para trainees procuram profissionais que sejam competitivos, mas não caia em armadilhas. Em fases que envolvam interação com outros candidatos, mantenha sempre uma atitude positivista e disposta a ajudar e construir alianças. Influenciar as pessoas gera um clima de oportunidades para todos: característica principal dos líderes que toda empresa procura.

Procure oportunidades que valorizem sua carreira

Se você se formou a partir de dezembro de 2014 ou ainda vai se formar até dezembro de 2016, gosta de aprender, trabalha bem em equipe, é criativo, honesto e tem coragem, não pode perder esta oportunidade. A Pearson, maior empresa de educação do mundo, inicia seu primeiro Programa de Trainee com o objetivo de atrair novos talentos para o time do Brasil.

As inscrições estão abertas para profissionais de todo o país até o dia 15 de setembro de 2016. Para mais informações e requisitos de seleção, acesse o site Eu Sou Pearson.

Sobre a Pearson

A Pearson é líder mundial em educação, com a missão de transformar vidas fornecendo uma aprendizagem de melhor qualidade e mais acessível. Por isso, ela acredita que a educação abre oportunidades para melhores condições de vida e carreira profissional.

No Brasil, a Pearson atua em educação básica para escolas privadas por meio dos Sistemas de Ensino COC, Dom Bosco, Pueri Domus e, para escolas públicas, pelo NAME. No ensino superior, oferece catálogo de livros renomados, conteúdo digital, plataformas online de aprendizagem e serviços como apoio no desenvolvimento de ensino à distância.

No segmento de idiomas, detém as principais marcas: Wizard – maior franquia de idiomas do mundo e líder do mercado no Brasil –, Yázigi, Skill e Quatrum. A área de cursos profissionalizantes é composta pelas redes Microlins, SOS, People e Smartz. Também oferece coleções de livros didáticos e materiais digitais de apoio a institutos e escolas de idiomas e programas personalizados de ensino bilíngue para colégios regulares.