Conheça 6 inventoras que mudaram o mundo com as suas criações

O mês de março é marcado por uma comemoração importante: o Dia Internacional da Mulher. No dia 8, diversos países ao redor do mundo celebram a luta das mulheres pela igualdade de direitos. E com uma história de luta também por espaço em áreas do conhecimento normalmente dominadas pelos homens, o momento é ideal para lembrar de algumas importantes figuras femininas que contribuíram imensamente para a ciência e a tecnologia.

Para começar as nossas comemorações do mês, a People separou uma lista com 10 inventoras que mudaram o mundo com as suas criações ao longo da história. Confira:

HEDY LAMARR - SISTEMA DE TECNOLOGIA SEM FIO

Um dos rostos mais conhecidos de Hollywood nos anos 1940, Hedy Lamarr não limitou a sua carreira às telas de cinema. A atriz austríaca sempre foi interessada em tecnologia e transformou a própria sala de estar em um estúdio de inovações, onde fazia experimentos científicos com foco na solução de problemas. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela desenvolveu um aparelho de interferência em rádio, com o objetivo de auxiliar as tropas aliadas a despistar radares nazistas.

Seu projeto não foi usado até a década de 1960, quando militares americanos o adaptaram para os conflitos com Cuba durante a Crise dos Mísseis. Algumas décadas depois, sua invenção serviria de base para o desenvolvimento de tecnologias sem fio como a telefonia móvel e Wi-Fi. Em 1997, a Fundação da Fronteira Eletrônica (EFF) a dedicou um prêmio especial de pioneirismo no desenvolvimento de tecnologias de transmissão sem fio.

MARIA TELKES - ENERGIA SOLAR

A cientista húngara Maria Telkes dedicou a sua carreira à pesquisa de meios de utilização da energia irradiada pelo sol. Seu interesse a levou a um PhD com apenas 24 anos pela Universidade de Budapeste em 1924, imigrando para os Estados Unidos no ano seguinte para desenvolver estudos sobre a conversão de energia solar em energia elétrica.

Em 1948, Telkes uniu-se à arquiteta Eleanor Raymond para planejar e construir a primeira casa com um sistema elétrico à base de energia solar. Ela ainda desenvolveu tecnologias envolvendo a transformação de água marinha em água potável e fornos elétricos também à base de energia solar.

STEPHANIE KWOLEK - FIBRA KEVLAR

Stephanie Kwolek foi uma química norte-americana, especializada em processos de criação de longas cadeias moleculares. Em 1965, ela descobriu uma de suas pesquisas um conjunto de fibras sintéticas à base de petróleo de grande rigidez e resistência, que viria a ser conhecido como fibra Kevlar.

Kevlar é um tecido de alta resistência, constituído de um polímero cinco vezes mais forte que o aço. Ele é usado para fabricar diversos produtos, desde coletes à prova de balas e cabos de fibra ótica a peças de avião e cascos de navio.

GRACE HOPPER - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

A americana Grace Hopper é uma das responsáveis pelos computadores terem se tornado mais “amigáveis” ao usuário a partir dos anos 1950.  Matemática de formação, seu trabalho com computadores começou na marinha americana enquanto trabalhava como assistente de Howard Aiken, desenvolvedor do computador Mark I, a primeira e maior calculadora digital automática desenvolvida nos Estados Unidos.

A partir de seu contato com o laboratório, Hopper foi pioneira no desenvolvimento dos primeiros softwares de computação para fins não militares, acessíveis a um público muito maior. Em meados de 1952, ela propôs que linhas de programação passassem a ser escritas em inglês, por perceber que a notação matemática nas linguagens programação não era muito cômoda.

A partir daí, passou a estudar a necessidade de se criar uma linguagem específica para uso de computadores para negócios. Em 1958, foi publicado o FLOW-MATIC, a primeira linguagem de programação a usar expressões com palavras chaves da língua inglesa. Alguns anos depois, com base em sua criação, nasceria o COBOL, uma linguagem orientada especificamente para o processamento de banco de dados comerciais.

LETITIA GEER - SERINGA

Em 1899, a americana Letitia Geer registrava a patente do primeiro método de aplicação de substâncias por meio de um pistão, que poderia ser utilizado pelo médico com apenas uma mão. O conceito de seringa inventado por Geer no fim do século XIX revolucionou o atendimento dos profissionais de saúde, que seguem utilizando modelos similares ao patenteado por ela até hoje.

A patente de Letitia Geer está disponível para acesso on-line, com uma descrição detalhada de sua composição e funcionalidades.

GERTRUDE ELION - MEDICAMENTO PARA O TRATAMENTO DE LEUCEMIA

Começando a sua carreira na química durante a Grande Depressão dos Estados Unidos, em 1929, Gertrude Elion recebia 20 dólares semanais como salário no seu primeiro emprego em um laboratório. Naquela época, não era nada fácil para uma mulher encontrar um trabalho na área de química, mas ainda com as dificuldades, ela conseguiu dividir-se entre as funções de laboratório e cursar uma pós graduação no Instituto Politécnico do Brooklyn, em Nova York.

Gertrude teve a oportunidade de trabalhar com o bioquímico George Hitchgins, e foi no seu laboratório que teve o primeiro contato com pesquisas nas áreas de microbiologia, farmacologia, imunologia e virologia. Lá, ela desenvolveu drogas capazes de tratar diversas doenças, entre elas a leucemia. As contribuições de suas pesquisas renderam não só o tratamento de diversos pacientes com câncer ao redor do mundo mas também o recebimento do Nobel de Fisiologia ou Medicina, em 1988.

E aí, inspirada pelas histórias dessas profissionais incríveis? Use o conhecimento para começar a sua própria história de sucesso. Conheça as opções de cursos profissionalizantes da People! Cadastre-se no site e receba um desconto especial na matrícula.