Entenda a pontuação do Enem

Você já ouviu falar na Teoria de Resposta ao Item, também conhecida como TRI? Se você já prestou Enem ou pretende prestar, saiba que essa é a metodologia utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais para a correção das provas. Embora apontada como uma das metodologias mais avançadas para medir conhecimento, muitas vezes ela acaba provocando dúvidas sobre como é calculada, mas a People explica para você. Fique ligado!

Pontuação das provas do Enem

Primeiramente, precisamos entender como a TRI funciona. Ela é um modelo estatístico para a avaliação de resultados que não estabelece um padrão de pontuação, o que significa que o valor de cada questão respondida muda de acordo com a quantidade de acertos ou erros dos estudantes naquela pergunta.

Entenda com um exemplo: suponha que em 2015, muitas pessoas tenham acertado a questão 1, então ela foi considerada fácil e valeu menos pontos na nota final. Como a número 2 poucos alunos acertaram, ela teve um valor maior, pois foi vista como mais difícil.

Ou seja, quanto menos participantes acertam uma questão, mais ela vale, certo? Nem sempre. Se um estudante acertou poucas questões consideradas difíceis, o sistema entende que ele não dominava o conteúdo e apenas “chutou” as respostas, nessa situação, a pontuação da pergunta será menor. Cuidado, isso não quer dizer que vale a pena não responder o que você não tiver certeza, entre o “chute” e a resposta em branco, opte pelo “chute” para ter a chance de somar alguns pontos se acertar.

Esse é o motivo pelo qual você não consegue calcular a sua nota no Enem, não há como saber quais questões serão consideradas fáceis ou difíceis. Por isso também, não há uma nota máxima e uma mínima preestabelecida, pode variar de acordo com o conjunto de resultados.

Pontuação da redação do Enem

Diferente da prova dissertativa, na redação há o valor mínimo e máximo para a pontuação, que vai de 0 a 1.000. Cada estudante pode alcançar de 0 a 200 pontos nas competências avaliadas que são: domínio da escrita formal do português, compreensão da proposta da redação, poder de argumentação em relação ao tema apresentado, seleção, compreensão, organização e interpretação das informações. Ufa! Quanta coisa, não? Por isso, tirar nota máxima na redação é um feito tão relevante, não é tão simples dominar todas as competências totalmente.

Venha para a People!

Agora que você já sabe como é realizado o cálculo da pontuação, é hora de se preparar estudando para o Enem na People! Confira o curso preparatório do Enem e garanta sua vaga no ensino superior.