As regras para você cumprir em uma entrevista de emprego

Entrevistas de emprego sempre são desafiadoras, mesmo que você já seja um profissional experiente. Tentar antecipar as perguntas do entrevistador, manter a calma e saber destacar suas realizações ao mesmo tempo em que passa uma boa impressão não é nada fácil.

E por falar em boa impressão, além de ter exatamente tudo o que você quer dizer na cabeça, é preciso cumprir com algumas regras e etiquetas em entrevista de emprego. Confira as dicas que a People trouxe para você:

Conheça a empresa

Antes de aparecer para qualquer entrevista de emprego você deve conhecer muito bem a empresa para a qual está se candidatando. Saber quais são os produtos e serviços da organização, o que ela faz, notícias sobre o segmento de atuação e novidades que podem demonstrar que você fez a lição de casa são imprescindíveis para causar uma boa impressão e conquistar o recrutador.

Esteja no lugar e na hora marcada

Demonstre consideração e apreço pela oportunidade: chegue no lugar e hora marcada com pelo menos 10 minutos de antecedência. Tenha tempo para respirar, tomar fôlego, repassar algumas questões importantes que gostaria de perguntar ao entrevistador e beber um copo de água. Não demonstrar afobação ou cansaço porque chegou correndo contribui para que o recrutador tenha uma percepção positiva sobre você.

Demonstre entusiasmo

Mostre entusiasmo pela vaga, mas sem ser incisivo demais: faça perguntas pertinentes, como horário e local de trabalho, vestimentas, se a empresa possui plano de carreira, etc. Diga que está animado com a oportunidade e que gostaria de contribuir para o crescimento da equipe. Só evite exagerar na expressão corporal ou no timbre de voz.

Saiba ouvir

Evite cortar o recrutador enquanto ele fala e saiba ouvir o que ele tem a dizer. Aguarde ele terminar um pensamento ou uma frase antes de interrompê-lo. Entre as regras e etiquetas em entrevistas de emprego está essa dinâmica de ouvir e ser ouvido. Muitos entrevistadores só deixam você falar ao final, quando fazem a famosa pergunta: Você tem alguma dúvida? Portanto, identifique qual o estilo do entrevistador e respeite as regras.

Esteja vestido apropriadamente

A vestimenta deve estar de acordo com a empresa e o cargo que você almeja. Se você está fazendo entrevista para o cargo de vendedor em uma loja de roupas de skate, obviamente não precisa comparecer tão formal. Entretanto, se a oportunidade é em uma empresa que tem certa reputação no mercado e deixa muito claro quais são seus valores, procure adequar-se à cultura organizacional no momento de escolher as roupas.

Mantenha seu celular desligado

Por mais que todos estejamos conectados 24 horas ao dia, no momento de realizar entrevistas de emprego, nada de toques, mensagens ou redes sociais. O entrevistador pode tomar isso como desleixo ou falta de valorização para com a oportunidade que está sendo concedida. Além disso, é de extremo mau gosto atender o celular enquanto falamos com outra pessoa a respeito de assuntos sérios.

Seja verdadeiro

Por fim, seja sempre verdadeiro. Evite mentir sobre sua experiência profissional ou sobre feitos que você gostaria de ter realizado, mas que na verdade não foram alcançados. Uma única mentira pode demandar várias outras mentiras para ser encoberta, sem contar que num pequeno deslize você pode ser descoberto. O melhor é sempre falar a verdade e demonstrar que está pronto para aprender um novo ofício, caso seja necessário.

Seu currículo está no alvo?

Responda ao quiz Currículo no Alvo da People e descubra se você está preparado para ser um campeão no mercado de trabalho. Não perca mais tempo e venha para a People!