Os benefícios de saber trabalhar com o Excel

A necessidade de ter um diferencial que destaque o seu currículo durante uma seleção não é novidade para ninguém. Com um mercado cada vez mais competitivo, apresentar uma habilidade que impressione o recrutador e que possa torná-lo essencial para empresa é o melhor caminho para encontrar o emprego dos seus sonhos.

Saber trabalhar com o Microsoft Excel pode funcionar muito bem como esse diferencial. Um dos softwares mais utilizados por empresas das mais diversas áreas, ele possui funcionalidades que podem fazer uma enorme diferença para a dinâmica de trabalho. Desenvolver habilidades no programa e ser a pessoa que traz essas funcionalidades para o dia a dia do escritório pode ser transformador para uma carreira.

“O Excel é um aplicativo de ampla utilização por empresas e comércio”, conta Ariane Coelho, professora dos cursos de Excel na unidade Leme da People. As possibilidades para o uso do programa são diversas: “pode ser utilizado como banco de dados, controle de orçamentos, planilha de gastos, controle de estoques, gerenciamento financeiro, controle de horas, entre muitas outras funções”.

Por conta de sua variada aplicabilidade, saber trabalhar com este programa é algo constantemente requisitado no mercado de trabalho: “existe muita procura pelo curso de Excel por empresas que desejam capacitar seus colaboradores, para que eles melhorem seu desempenho”, explica Ariane. E diferentes funções em uma empresa exigem diferentes habilidades no programa: “o Excel tem centenas de funções, todas dividas por áreas, por exemplo: funções matemáticas, funções financeiras, funções de engenharia e assim por diante. Cada pessoa acaba utilizando a função que lhe é mais útil”.

A preparação em um curso profissionalizante é o caminho ideal para entender as funcionalidades mais pedidas no mercado de trabalho, preparando o aluno para o que ele pode encontrar no dia a dia do escritório: “as aulas são fundamentadas em situações rotineiras de uma empresa, então o aluno aprende a criar planilhas para diferentes setores: setor financeiro, logística, departamento pessoal, entre outros”. Ainda são discutidas possibilidades de uso pessoal do Excel, como para controle financeiro dos gastos mensais e organização de orçamentos, por exemplo.

E a preparação tem eficiência comprovada: “temos vários exemplos em nossa unidade de alunos que conseguiram um emprego melhor, ou subiram de cargo por ter um maior conhecimento em Excel”, conta a professora.

Além do curso, o profissional ainda pode adquirir um certificado MOS, o Microsoft Office Specialist, que comprova as suas habilidades de trabalhar com os programas do pacote Office, incluindo o Excel. A certificação faz uma enorme diferença durante uma seleção: “o candidato que possui uma certificação MOS em Excel se destaca muito na hora de uma entrevista. O mercado procura profissionais que tenham experiência com planilhas, e a certificação MOS comprova que esse candidato está apto a utilizar o Excel para diferentes fins”, explica Ariane.

Casos de sucesso de quem se preparou com os cursos de Excel e a certificação MOS não são novidade para a professora e sua unidade. Os alunos certificados da People Leme fizeram história nas últimas edições do Campeonato MOS, competição mundial que testa as habilidades em Office de quem tem a certificação: “ano passado nossa unidade foi destaque no campeonato, tendo 7 alunos entre os 10 primeiros colocados em Excel.

Esse ano, pela segunda vez consecutiva, a People conseguiu classificar um aluno em primeiro lugar, o Cleiton dos Santos, que foi para Orlando em Agosto deste ano para participar da etapa Mundial”, conta Ariane, orgulhosa do trabalho construído. “O Excel abre portas não somente para melhores vagas de emprego, mas também para oportunidades como essas”.

E as vitórias dos alunos não acabam na competição. Certificados e premiados, tem o merecido destaque no mercado de trabalho: “a nossa aluna Pâmela Vitor, ganhadora da etapa brasileira do Microsoft Office Specialist World Championship, foi convidada para estagiar em uma empresa de grande porte de nossa cidade, e posteriormente contratada. Um outro aluno nosso, Alberto Gomes, conseguiu uma vaga em uma multinacional por ter a certificação MOS”. Com tantas histórias de sucesso, não há dúvidas sobre como a profissionalização pode ser transformadora para uma carreira.

E aí, ficou interessado em aprender a trabalhar no Excel? Conheça o curso Expert em Excel da People! Você vai receber a base necessária para tornar-se um profissional além das necessidades básicas de sua profissão. Cadastre-se no site e receba um desconto especial na matrícula!