Guia de profissão: Assistente administrativo

O cargo de assistente administrativo é um dos mais  buscados por empresas, indústrias e instituições. Esse é um dos campos mais valorizados, já que toda empresa necessita de um colaborador que saiba cuidar da organização, planejamento, administração e do atendimento.

Elaboramos um guia completo da profissão que vai ajudar você a esclarecer dúvidas sobre o cargo, quais são os campos de atuação e o perfil básico para ser um assistente. Listamos também algumas dicas importantes que certamente vão ajudar você a conquistar o emprego de assistente administrativo que sempre desejou.   

O QUE FAZ UM ASSISTENTE ADMINISTRATIVO?  

O assistente administrativo é responsável pelas atividades e tarefas administrativas de uma organização.  Dentre as principais funções estão elaborar relatórios financeiros, controlar as contas internas e externas, emitir notas fiscais, coordenar o departamento de compras, manter os arquivos organizados, receber telefonemas e outras funções de rotina administrativa.

Vale lembrar que, para cada empresa, existe uma realidade diferente e as funções podem variar conforme a necessidade. Para se tornar um profissional nessa área, é necessário ter o ensino médio completo e também possuir um curso profissionalizante na área administrativa.

O PERFIL DE UM ASSISTENTE ADMINSTRATIVO

Para ter sucesso nesse campo, o profissional deve ter conhecimentos em informática, saber se comunicar de forma eficiente, ser bastante organizado e responsável, além de saber administrar bem o tempo e gostar de cálculos matemáticos.

Ter simpatia, bom humor e saber trabalhar sobre pressão são outras características importantes para trabalhar nesse campo. Ter conhecimentos em inglês é um grande diferencial por conta de muitas empresas trabalharem com fornecedores e clientes estrangeiros. Se você não sabe outro idioma, aproveite e conheça um pouco mais sobre o curso de inglês da People.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Como dito anteriormente, os campos de atuação são bastante diversificados. Na maioria das vezes, o campo que possui maior abrangência de vagas são empresas públicas e privadas. Porém, indústrias e instituições de ensino também contam com muitas oportunidades. Apesar do grande número de vagas, ainda existem poucos profissionais qualificados que atendam aos requisitos solicitados pelas organizações.

SALÁRIO

O salário de um assistente administrativo pode variar bastante conforme a ocupação e a empresa. Uma média nacional é de R$ 1.565,64 chegando até R$ 2.422,00, conforme o site da Catho.

DICAS IMPORTANTES

Procure sempre aprimorar seus conhecimentos em Excel, Word, PowerPoint e Outlook. As empresas priorizam empregar pessoas que dominam essas ferramentas. Outra dica importante é conhecer bem sobre leis trabalhistas, regras contratuais e cálculos fiscais.

A área administrativa pode ser uma grande oportunidade para você se tornar um grande profissional no mercado de trabalho. Se interessou pela profissão? Então conheça um pouco mais sobre o curso de Assistente Administrativo da People e torne-se um profissional completo.