Guia de profissão: editor de vídeo

O sucesso do cinema, das telenovelas, dos comerciais de TV e dos jornais televisivos não é apenas resultado de uma boa atuação de artistas e jornalistas. É também fruto do trabalho do editor de vídeos, um profissional indispensável para a finalização de um trabalho de gravação.

Edição de vídeos não é só saber operar um software, é ter um olhar apurado para entender os detalhes e dar aquele toque especial à produção, fazendo com que o espectador se envolva, se emocione e aprecie o vídeo final. Que tal conhecer essa profissão de tanta importância para o mercado audiovisual?

O QUE FAZ UM EDITOR DE VÍDEO?  

O profissional que faz edição de vídeos recebe o material bruto (a gravação sem cortes) e lapida esse material, isto é, tira as falhas, corta os excessos, estrutura a sequência de cenas e monta o vídeo final de modo que ele tenha continuidade, mantendo o sentido e o contexto dos acontecimentos.

Um filme, por exemplo, é gravado em cenas, ou seja, em partes. Durante cada cena, existem pequenos erros, como a falha na fala de um dos atores, um objeto que cai, uma atuação que deixa a desejar. Mas isso não significa que a equipe de gravação perde todo o trabalho. O editor de vídeo entra com seu trabalho para aproveitar o máximo das gravações, cortando o que deve ser eliminado. Assim os atores precisam repetir apenas pequenos pedaços da cena.

Durante a montagem, o editor de vídeos pode inserir outros elementos como trocar o fundo da gravação, inserir um personagem que não estava lá ou textos explicativos, por exemplo. Como imagem e som raramente estão separados, é o editor de vídeo quem faz a integração do áudio com a imagem, formatando o vídeo final para ser visto pelo público.

O PERFIL DE UM EDITOR DE VÍDEO

A edição de vídeos requer várias competências do profissional: entendimento sobre roteirização, linearidade, um olhar artístico sobre a obra e, principalmente, afinidade com as tecnologias disponíveis no mercado para realizar a edição de vídeos.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

A edição de vídeos é utilizada em diversos segmentos de mercado além da TV e do cinema. A publicidade e propaganda é uma das áreas que mais tem demandado estes profissionais, assim como agências de marketing que realizam trabalhos de fortalecimento de marca, como os vídeos institucionais.

Com a propagação e sucesso de redes sociais como o YouTube, diversas empresas também têm contratado editores de vídeos para produzirem conteúdo audiovisual para estes canais, a fim de melhorar o engajamento de suas audiências na internet.

Empresas de comunicação em geral, como portais de notícias, sites e jornais, entre outros, também são bastante representativos na contratação de editor de vídeos para dar o acabamento final a suas produções.

SALÁRIO

A remuneração de um editor de vídeo varia bastante em função do trabalho a ser realizado e do segmento que está contratando, sem falar, é claro, da qualificação do profissional. O salário inicial fica entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil, podendo chegar ao triplo destes em emissoras de grande porte.

DICAS IMPORTANTES

A área de edição de vídeos pode ser uma grande oportunidade para você se tornar um grande profissional no mercado de trabalho. Se interessou pela profissão? Então conheça um pouco mais sobre o curso de Editor de Vídeos da People e torne-se um profissional completo!

Com o curso de Editor de Vídeos da People você aprenderá conceitos técnicos, cortes e efeitos utilizando ferramentas dos programas Adobe After Effects, Premiere PRO CS5, Photoshop CS5 e Encore CS5. Com o curso de Editor de Vídeos da People, você vai aprender também a criar animações 2D e 3D, elaborar planos de ação para vinhetas e vídeos, saber escolher, adicionar e animar vários efeitos e transições, além de trabalhar com textos, câmeras e luzes.

Torne-se uma referência como editor de vídeo! Seja People e aproveite o desconto na matrícula!