Guia de profissão: Programador

O ramo que sempre está em constante crescimento no mundo profissional é o da tecnologia, e dentro desta área existe uma vasta equipe de profissionais que compõem este setor. É um dos mercados mais valorizados profissionalmente por trabalhar com algo que hoje é presente fortemente na vida da população mundial. Uma das carreiras a se seguir na área da tecnologia é como programador de computador. Quer saber mais sobre essa profissão? A Microlins te explica e tira suas dúvidas sobre a carreira e de um dos cursos profissionalizantes que oferece.

O que faz o programador

Para entender a função do programador, é preciso compreender que programar é codificar instruções lógicas com o objetivo de executar determinadas sequências, criando assim o que é chamado de programa ou software. Ou seja, é o programador que escreve os códigos responsáveis por fazer funcionar um sistema, aplicativo e websites. Mas na prática o trabalho do programador vai além disso, como desenvolver, projetar e implantar o projeto como um todo. Antes de "colocar a mão na massa", o programador precisa entender o contexto daquilo que será desenvolvido, obter informações com o gerente de projetos, além de alinhar ações com o analista do projeto e com o administrador de banco de dados. Em alguns casos, principalmente em empresas menores, o programador acaba exercendo essa função de administrador de banco de dados e ele mesmo gerencia o armazenamento dos dados que serão obtidos no projeto. Por essas razões, o programador também é conhecido como desenvolvedor.

Quais as características essenciais para ser um bom programador? 

Como em todas as profissões, para fazer carreira como programador e ser um bom profissional é preciso não só se dedicar, mas ter certas características que são fundamentais para fazer um bom trabalho. Para chegar ao resultado esperado, ter um bom raciocínio lógico é muito importante, pois os algorítimos criados com as linguagens de programação seguem uma sequência lógica. Ser prático e apresentar soluções para extinguir problemas também está na lista dos requisitos, já que uma das funções do programador é encontrar saídas para os problemas por meio do software e também solucionar os do próprio software. Outro perfil para ser um bom programador e muito relevante é gostar de aprender e ser bastante interessado. É fundamental pesquisar e estudar novas ferramentas para criar soluções próprias quando surgir algum problema diferente e manter-se atualizado para desenvolver projetos modernos e consistentes, ainda mais com o progresso da tecnologia a cada dia.

Outro diferencial e não menos importante para a área é ter um bom conhecimento do inglês, já que as linguagens de programação possuem comandos com esse idioma, além de artigos e documentações sobre tecnologias serem escritos em inglês.

Os campos de atuação de um programador

O campo de atuação do programador é muito amplo, ainda mais pelo fato de empresas, indústrias e comércios necessitarem desse profissional para informatizar seus negócios. Para você que está curioso e pensa na possibilidade de entrar nesse ramo, saiba que há quatro áreas para seguir como programador: jogos, Web, Desktop e Mobile. A área do Mobile é a que vem crescendo rapidamente por conta da popularização de smartphones e tablets.

A gente te explica um pouco sobre cada setor de atuação:

Programador de jogos:

Desenvolve instruções lógicas de um jogo digital. Trabalha com jogos para computador, dispositivos móveis, videogames ou jogos que funcionam em websites com flash por meio de ActionScript.

Programador web ou Web Developer:

Neste setor, o programador cria páginas dinâmicas para a internet e a partir delas é possível montar sites institucionais, websites, lojas virtuais, fóruns de discussões e até aplicativos.

Nessa área é imprescindível o conhecimento de servidores web por serem os locais que fazem essas páginas funcionarem.

Entre as linguagens utilizadas estão Java, PHP, .NET (ASP, C# e VB), Ruby, Python e Perl. Apesar de não ser linguagem de programação, saber sobre HTML, JavaScript e CSS é bem importante, pois servem para criar estrutura de páginas, fazer animações ou interações e formatar layout.

Programador Desktop

Ao atuar na área de DESKTOP, o programador desenvolve aplicativos ou sistemas que rodam em máquinas locais ou em redes corporativas. Assim, é necessário ter conhecimentos em sistemas operacionais (Windows, Linux ou MAC) e saber programar em algumas das linguagens como Pascal, C, C++, VB, C# e VB.NET.

Programador Mobile

O programador mobile cria aplicativos para celulares e dispositivos móveis. Eles são desenvolvidos por plataformas Android, IOS e Windows Phone e linguagem Java, ou seja, é essencial que o programador dessa área tenha conhecimento em todas elas.

Como é o mercado de trabalho para o programador

Por ser uma área que está diretamente ligada aos avanços tecnológicos, é uma das  profissões do futuro. Mas lembre-se: como qualquer outra área, dedicação e conhecimento são essenciais. Fazer cursos e obter certificações é um dos caminhos para ampliar o know-how. O programador pode seguir carreira em diferentes lugares e a partir dela vivenciar muitas experiências em cada ambiente como em departamentos de TI corporativos, empresas de softwares ou serviços, agências de publicidade, prestação de serviços para empresas de consultoria, entre outros.

Se interessou sobre a área de programação e quer mergulhar no mundo da tecnologia? Conheça os cursos de programação da People. É o começo do caminho para o seu sucesso. Cadastre-se e ganhe um desconto especial. Venha para a People!