Guia de Profissão: Web Designer

Quem nunca teve a experiência de acessar um site lento, com difícil acesso a menus e informações úteis? Do mesmo modo, com certeza você também já encontrou uma página da internet bem organizada e atrativa. E o profissional responsável para que nossa experiência on-line seja o mais fácil e agradável possível é o Web Designer.

E isso envolve não somente o aspecto de utilidade, mas também de estética e otimização. Para que você aprenda um pouco mais sobre essa profissão tão importante para a otimização dos conteúdos web, confira o guia que a People preparou sobre a carreira de Web Designer:

O QUE FAZ UM WEB DESIGNER?

O profissional de Web Design é responsável pelo desenvolvimento e manutenção de sites e produtos on-line. Ele cria banners, layouts e até mesmo programa em certos tipos de linguagem. Ao desenvolver um site, o Web Designer procura sempre formas de trazer informações da maneira mais simples e eficiente possível. Ele deve trabalhar com cores, tipos de fonte, formas e lógica de programação para atender
à função que o produto on-line exerce, geralmente procurando maneiras de deixar tudo bastante intuitivo e fluido.

O PERFIL DE UM WEB DESIGNER

Para se destacar no mercado de trabalho, o Web Designer deve possuir algumas habilidades como um bom entendimento sobre as formas de interação das pessoas na web, além de um olhar artístico e criativo, procurando sempre tornar agradável o acesso ao sites.

Como diferencial, um bom profissional dessa área deve saber trabalhar com linguagens como HTML, XML, XHTML; linguagens de folha de estilo, como CSS e XSL; certas formas de script, como PHP, Javascript e ASP. Além disso, é importante também saber trabalhar com bancos de dados, como MySQL e PostgreSQL.

Com a expansão da internet para dispositivos móveis cada vez mais variados, como smartphones, tablets e smartwatches, o Web Designer deve estar preparado para absorver novas tendências e criar também para estas diferentes plataformas.

A DIFERENÇA ENTRE O WEB DESIGNER E O DESIGNER GRÁFICO

Apesar de esta ser uma confusão bastante comum, as duas profissões são bem diferentes. O Designer Gráfico não desenvolve sites, seu trabalho gira em torno da criação de projetos gráficos e peças visuais que normalmente serão impressas ou somente exibidas na internet, como anúncios em jornais e revistas, flyers, banners, outdoors, logos de empresas, etc.  Ou seja, o Designer Gráfico se concentra muito mais na eficiência da comunicação, principalmente quando envolve publicidade.

Os Web Designers e Designers Gráficos têm funções diferentes, mas ambos podem utilizar-se das ferramentas da outra profissão para melhorar seu trabalho. Por exemplo, um Designer Gráfico pode aprender um pouco de programação para deixar seu banner on-line mais interativo e dinâmico.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Os Web Designers têm um campo extenso de trabalho, já que quase todas as empresas precisam de um site. Entretanto, há formas diferentes de se trabalhar. Um Web Designer pode ser autônomo, trabalhar com freelances ou ser contratado por uma empresa especializada em criação de sites.

SALÁRIO

O salário inicial médio nacional do Web Designer é de cerca de R$1,7 mil. À medida que o profissional adquire experiência e novas qualificações, cargos mais elevados podem ser alcançados, como o de Diretor de Arte, que possui uma média de salário inicial de R$2,8 mil.

É importante lembrar que a área de Web Design permite diferentes formas de trabalho, com freelances, trabalhos autônomos e até mesmo uma forma mista em que o profissional realiza trabalhos em seu tempo livre.

DICAS IMPORTANTES

Antes de tudo, é legal se lembrar que “Web Design” é sobre a área e “Web Designer” é o profissional. Por isso, não se confunda!

A área de Web Design pode ser uma grande oportunidade para seu crescimento profissional. E aí, gostou da ideia de criar sites e exercitar sua criatividade nessa grande profissão? A People tem o curso ideal para você!

Com o curso de Web Design da People, você será capaz de desenvolver sites com professores com grande experiência de mercado. Escolha qual o melhor curso para você: Web Designer, Web Designer Specialist ou Web Designer Expert e prepare-se para alavancar sua carreira com a People. Acesse o site e aproveite o nosso super desconto na matrícula!