Truques do PowerPoint para ajudar na sua apresentação

Se você já fez uma apresentação, provavelmente você usou o PowerPoint. O programa integra o pacote Office da Microsoft e foi criado para auxiliar com elementos audiovisuais em apresentações. Muito usado no mercado de trabalho, o PowerPoint pode ser uma ferramenta chave para apresentar-se a um cargo, por exemplo, como falamos no post de como se preparar para um painel em um processo seletivo. Para ajudar você a entender melhor o PowerPoint, a People traz abaixo algumas dicas úteis que vão agilizar o seu trabalho.

Insira um slide na vertical

Sua apresentação tem uma imagem na vertical e você quer que ela não fique pequena e centralizada em um slide horizontal? Basta ir até o menu “Design”, “Tamanho do Slide” e na janela escolher a opção “Retrato”.

Insira grades para posicionar os itens

Quando o conteúdo a ser apresentado no slide é muito detalhado ou possui muitos itens, as grades podem ser grandes aliadas. Inseri-las é simples: clique com o botão direito, vá em “Grades e Guias” e selecione a opção “Linhas de Grade”.

Salve a apresentação do jeito certo

Se ao salvar um arquivo, você utilizar a opção padrão do PowerPoint, ele será salvo em formato aberto para edição. Ao finalizar o arquivo, opte por salvar de forma que ele abra automaticamente para a apresentação. Vá em “Arquivo”, “Salvar Como”, escolha o formato “Apresentação de Slides do PowerPoint” e clique em “Salvar”.

Salve os slides como imagem

Você sabia que é possível salvar apenas o conteúdo de um slide específico ou até toda a apresentação como imagem? Para salvar um item do slide, clique com o botão direito do mouse sobre ele e vá em “Salvar como imagem”.

Para salvar o slide todo ou a apresentação inteira, vá em “Arquivo”, “Salvar como” e escolha o formato de imagem desejado. Ao clicar em salvar, será aberta uma janela em que você poderá optar por exportar “Todos os slides” ou “Apenas este”.

Use um apontador laser virtual

Se durante uma apresentação, você quiser apontar para algum item no slide mas não tiver um apontador laser em mãos, você pode utilizar a ferramenta do próprio PowerPoint. Além dele, você pode optar pela caneta ou marca-texto também. Clique com o botão direito sobre o slide e, em “Opções de ponteiro”, escolha “Apontador Laser”.

Oculte o slide sem sair do programa

Durante uma apresentação, há momentos em que a fala é mais importante que o conteúdo do slide e a atenção deve ser focada ao que diz o palestrante. Neste caso, é possível deixar a tela totalmente branca ou preta sem sair do PowerPoint.

- Tela branca: aperte a tecla E

- Tela preta: aperte a tecla C

- Voltar à apresentação: aperte a tecla ESC

Agora montar e apresentar o seu conteúdo será muito mais simples. Quer conquistar um certificado internacional em PowerPoint e ser reconhecido no mercado de trabalho? Então venha para a People e conheça as vantagens de conquistar o certificado MOS.

Venha para a People!

Você se interessa por programas do pacote Office? Então seja você também um Especialista Office com o curso da People.