Como montar um currículo em inglês

A importância do inglês no mercado de trabalho não é segredo para ninguém: são inúmeras as oportunidades que saber um segundo idioma pode abrir para um profissional, e entre elas está a opção de trabalhar no exterior.

A primeira etapa de um processo seletivo em inglês para uma vaga internacional é o envio do currículo, e é sempre importante já captar a atenção do avaliador logo na primeira impressão. A People traz hoje dicas fundamentais para você montar um currículo organizado e informativo em inglês e já estar pronto para as oportunidades que falar uma segunda língua pode oferecer. Confira:

O que colocar no currículo em inglês

Para montar o seu currículo em inglês, é importante lembrar que o processo não se limita a simplesmente traduzir as informações do português. É importante lembrar de como o idioma é muito mais objetivo que o português, e você deve adaptar as suas experiências profissionais para o currículo da forma que fará mais sentido para quem vai recebê-lo. Frases mais curtas e explicações concisas são dicas importantes.

Existem seções básicas para todos os tipos de currículo, mas que são fundamentais para organizar as suas experiências:

Personal Details – A primeira seção é a dos seus principais dados pessoais, como nome, data de nascimento, nacionalidade, endereço, e-mail e telefone.

Objective – Na seção Objective, aponte brevemente qual o cargo de seu interesse e descreva alguns dos seus objetivos de carreira de forma sucinta.

Education ou Educational Background – Essa seção será usada para descrever a sua formação educacional, as instituições de ensino pelas quais você já passou e o que você cursou em cada uma delas.

Languages – A seção reservada para os idiomas que você fala é bastante importante para indicar até onde vão as suas possibilidades de comunicação internacional. Você pode descrever o seu nível de conhecimento de cada idioma utilizando os níveis basic, intermediate, advanced e fluent.

Professional Experience – As suas experiências profissionais devem estar organizadas da mais recente para a mais antiga, e é importante lembrar que aquelas que se relacionam à vaga merecem uma descrição mais detalhada das suas funções e principais realizações no período. Destaque aquilo que você acredita que pode convencer o recrutador de que o seu perfil é ideal para a posição, de forma que ele não precise fazer uma “busca” prolongada para encontrar experiências interessantes no seu currículo.

Skills – Essa seção deve ser usada para descrever suas habilidades você considera importantes para a posição que deseja conquistar, como softwares ou diferentes habilidades que possam colaborar com as suas futuras tarefas.

Você ainda pode incluir cursos extracurriculares que você tenha feito, prêmios, certificados, experiências de trabalho voluntário ou qualquer outra experiência que você considere importante para atrair a atenção de quem vai avaliar o seu currículo. Confira um exemplo de currículo em inglês para você usar como referência:

João Amaral

Avenida Atlântida 201

Rio de Janeiro, Brazil

+55 22 9999-9999

jamaral@gmail.com


OBJECTIVE

Sales Manager

Experienced professional looking for a sales management position in the United States. Used to work in corporate environments and experienced as team leader.

EDUCATION

Master’s Degree, International Business, 2013-2015

Federal University of Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brazil


Bachelor, Administration, 2007-2011

University of São Paulo - São Paulo, Brazil

LANGUAGES

  • Portuguese – Native
  • English – Fluent
  • Spanish – Intermediate

PROFESSIONAL EXPERIENCE

Natura

State Sales Manager

2015 - present

Sales manager at Natura, a Brazilian multinational cosmetic company. Responsible for coordinating the sales team in Rio de Janeiro.

Itaú

Assistant Manager

2012-2015

Assistant manager at the main agency of Itaú bank in São Paulo.

Itaú

Sales Intern

2011-2012

Sales intern at Itaú bank in São Paulo.

SKILLS

  • Leadership;
  • Project development;
  • Microsoft Office Tools.

ACHIEVEMENTS

Microsoft Office Specialist (MOS)

2011

Microsoft Office Specialist certified user: Microsoft Word, Excel e Power Point.

_______________________________________________________________________________________

Pronto para começar a sua trajetória profissional no exterior? Não deixe de conhecer os cursos de inglês oferecidos pela People e garanta a sua chance de aparecer no mercado de trabalho. Cadastre-se no site e receba um desconto especial na matrícula!