9 dicas para achar emprego rápido e fácil

Encontrar trabalho não é uma tarefa simples, exige planejamento e foco. De qualquer forma, um profissional dinâmico e com vontade de se desenvolver na carreira precisa saber como aproveitar oportunidades. Em primeiro lugar, antes de ver alguns pontos que vão ajudar você a ter sucesso na sua procura, você precisa entender que buscar trabalho é um trabalho em si.

Isso porque sem disciplina e persistência, fica mais difícil organizar a busca, determinar seus objetivos, compreender o seu perfil e saber como procurar. Logo, é necessário encarar o processo com seriedade e pôr as mãos na massa.

Dicas práticas de como encontrar um emprego

Para que essa tarefa torne-se mais fácil para você conquistar aquela vaga tão sonhada no mercado de trabalho, confira estas 8 dicas que a People preparou para você:

Use termos estratégicos

Neste caso, o importante é mudar o “ponto de vista” sobre alguns enunciados comuns em currículos e entrevistas de emprego. Ao invés de dizer que foi demitido, informe que você e a empresa tinham objetivos diferentes e que você possui outras aspirações. Quando for defender seu interesse no novo posto, vale ressaltar que você deseja construir vitórias junto com a empresa, e não somente receber um bom salário.

Tenha uma postura vendedora

Qualquer recrutador ou responsável por recursos humanos consegue identificar um candidato desmotivado ou ansioso. Mantenha a calma, respire fundo e seja confiante: ninguém vai querer contratar uma profissional com a autoestima baixa. Cuidado para não parecer arrogante, mas é fundamental marcar presença e falar com segurança.

Use técnicas de Programação Neurolinguística

Também conhecida como técnica PNL, a Programação Neurolinguística tem o objetivo de influenciar o estado de espírito de uma pessoa, a partir de uma identificação de um conjunto de padrões que influenciam a mente, corpo ou o comportamento de uma pessoa. É uma forma de aprimorar o comportamento individual para que as ideias sejam acompanhadas pelas correspondentes posturas.

Saiba a hora certa de mandar o currículo

Recrutadores normalmente revisam candidatos no começo e no meio da semana. Se você mandar o currículo na sexta-feira, é bem provável que seu e-mail não seja nem lido. Sobre os horários, é melhor mandar no começo do expediente para que sua mensagem seja registrada ainda para aquele dia.

Referências têm mais peso do que você acredita

Muitas vezes esquecemos do valor de uma boa referência. Não basta ter um currículo genial, depoimentos de chefes anteriores podem marcar a diferença. Você pode pedir que façam um comentário no LinkedIn, por exemplo, que dispõe de um campo específico para isso.

Descubra os responsáveis pelos setores

Com os cuidados necessários para não parecer invasivo, tente entrar em contato diretamente com os responsáveis pelos departamentos da empresa onde você quer trabalhar. Aliás, em empresas sem um RH consolidado e funcional, muitas vezes os assistentes são os que escolhem os candidatos.

Agregue valor de outras formas

Você já tem um currículo, uma conta no LinkedIn e o que mais falta? Já pensou em escrever artigos sobre a sua área para alguma plataforma? Você pode até criar um blog pessoal e compartilhar com pessoas influentes do seu setor. Quem melhor do que você para falar das suas áreas de maior conhecimento? Além disso, dá um toque atual e moderno ao seu perfil.

Faça um curso da People

Se qualificar é estar um passo à frente na escolha de um candidato a uma vaga de emprego. Ter conhecimentos em inglês ou específicos em administração e vendas, informática e design são diferenciais muito visados pelos recrutadores.

Seu currículo está no alvo?

Responda ao quiz Currículo no Alvo da People e descubra se você está preparado para ser um campeão no mercado de trabalho. Não perca mais tempo e conheça os cursos da People!