Como fazer um bom plano de carreira antes de entrar no mercado de trabalho

Para quem está iniciando agora no mercado de trabalho, fazer um planejamento de carreira profissional desde cedo pode ser o grande diferencial para o seu futuro sucesso. Isso porque quando você passa a definir suas metas e tornar seus objetivos mais claros, as possibilidades de conquistar e persistir nos seus sonhos aumenta consideravelmente.

Se você se preocupa com seu futuro profissional e está decidido a evoluir no seu futuro emprego, hoje falaremos sobre como fazer um bom planejamento de carreira. Confira:

Liste seus interesses e habilidades

Apesar de parecer uma tarefa simples, quando você não sabe ainda qual área profissional vai seguir, esta tarefa pode ser bem difícil. A dica é escrever em um papel quais são seus principais interesses, o que você gosta de fazer e também tudo aquilo em que você considera que tem facilidades. Pode ser escrever, fazer contas, se relacionar com as pessoas ou então uma facilidade grande com idiomas que você tem. Deixe-se levar e coloque no papel tudo o que vier à cabeça, depois releia e corte o que não tiver muito a ver com você.

Do outro lado do papel, escreva o que você não gosta de fazer, focando-se sempre nas suas habilidades. Essa parte é importante para repensar as possibilidades de carreira e cortar algumas que pareciam interessantes à primeira vista mas não têm tanto a ver com seu perfil.

Busque informações sobre diversas carreiras e segmentos

Depois de traçar suas principais habilidades, é hora de estreitar suas opções. Busque as principais ocupações de cada área que você escolheu, as evoluções de cargo, as atividades de cada setor e curiosidades sobre quem trabalha na área. Sempre tenha áreas como plano B e C, caso a sua principal escolha não dê certo no futuro.

Converse com profissionais de diferentes áreas para saber como é a realidade de atuação, quais são os problemas e benefícios do cotidiano de cada um. Nessa hora seja curioso. Explique que está tomando uma decisão importante e pergunte o máximo possível, da carga horária à faixa de remuneração. Após essa pesquisa, é hora de buscar informações sobre cursos, treinamentos e investimentos necessários para atingir seu objetivo.

Reflita sobre o tempo necessário

Faça uma estimativa de quanto tempo será necessário para atingir cada meta profissional e pessoal que você marcou. Este quesito é importante para que você consiga ver sua evolução através do tempo e passar a se cobrar mais caso não esteja cumprindo seus objetivos.

Procure imaginar como será sua vida em 5 anos, o que você gostaria de estar fazendo, onde gostaria de estar vivendo. Se quiser ter uma noção mais clara, defina objetivos para 5, 10, 20 e 30 anos. Pode parecer longe e você certamente mudará de ideias diversas vezes, mas ter um norte é importante para saber se esse é realmente o caminho que você deseja.

Existem diversos testes que você pode fazer na internet para ajudá-lo a encontrar uma área de atuação onde tenha mais aptidão. Caso você tenha muita dificuldade considere, inclusive, buscar ajuda com um profissional – como psicólogo ou um consultor de carreiras.

Tenha sempre um plano B

Para que você não seja pego de surpresa, imagine diversos tipos de problemas que podem acontecer durante sua trajetória e busque as soluções que poderiam resolver suas dificuldades. Especialize-se em outras coisas de seu interesse no tempo livre e valorize seu aprendizado. Este planejamento evita situações inusitadas e prepara você para os acontecimentos do futuro.

Independente de qual carreira você pretende seguir, é importante que você esteja sempre no alvo do mercado de trabalho. Por isso, conheça as especializações da People e conquiste o emprego dos seus sonhos! Acesse já o site e venha para o universo People!