Como fazer uma carta de apresentação

Você está se candidatando a uma vaga de emprego e já fez seu currículo, revisou todas as informações necessárias e está pronto para concorrer ao cargo. No entanto, você nota que o empregador pede também uma carta de apresentação junto ao currículo. Você nunca ouviu falar deste pré-requisito e não faz ideia de como escrevê-la. O que fazer?

O que é a carta de apresentação?

Digital ou impressa, a carta é uma espécie de resumo de suas qualificações profissionais e pessoais, experiências e habilidades, além de mostrar os pontos fortes que podem ser decisivos na escolha da vaga. Ela serve como um mini currículo que abrange aspectos da sua personalidade e é responsável pelo seu marketing pessoal. Assim, ela deve ser redigida de modo que chame a atenção do recrutador para uma futura entrevista.

O principal objetivo da carta de apresentação é fazer a empresa e o recrutador conhecerem melhor como você é, suas motivações e como você se encaixa no perfil requisitado. Clara e objetiva, ela dá mais liberdade para se apresentar do que no currículos, mas não deve conter mais do que 4 parágrafos.

Como fazer uma carta de apresentação?

Apesar de a carta ser redigida um pouco mais informalmente do que o currículo, sua estrutura ainda permanece na formalidade por conta dos fins profissionais. Por isso, ela tem uma estrutura curta e simples, mas muito importante de seguir. Quando digital, ela pode ser enviada no corpo do texto do e-mail ou em anexo junto ao currículo.

Introdução

A carta deve ser iniciada com um direcionamento para que mostre que você sabe com quem está falando. Coloque o nome e cargo ou o departamento de quem irá recebe-la. Use sempre “Prezado senhor (a)” e o nome da pessoa ou “ao departamento de recursos humanos” para começar.

Apresentação

Comece explicando para qual cargo está concorrendo. Depois, fale sobre sua história profissional de forma breve. Se não tiver experiências, coloque os cursos que realizou, habilidades que possui na área e como você está disposto a aprender. Tente não copiar modelos prontos de cartas. A primeira impressão é a que fica, então quanto mais original ela for, mais vai prender a atenção do recrutador.

Motivações

Com o mercado de trabalho competitivo, esta é a hora de mostrar qual o seu diferencial. É importante que a carta de apresentação seja sempre redigida exclusivamente para cada empresa que você concorre, por isso, faça questão de mencionar o nome e história da empresa em cada carta que fizer. No entanto, não mencione seus aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo.  Faça ligações do seu interesse pela empresa ou área de atuação com seus objetivos de vida. Explique de que forma seu trabalho pode contribuir para o crescimento de todos e quais resultados você espera alcançar.

Conclusão

Finalize a carta de apresentação mencionando a sua disponibilidade para uma entrevista para prestar mais esclarecimentos. Coloque seu nome completo, telefone e e-mail no final. Em cartas impressas, é interessante assinar.

Revisão

Revise sua carta para encontrar erros de português ou de formatação. Caso ainda tenha dúvidas se ela está atrativa o suficiente, peça para um conhecido que já tem experiência dar uma olhada. Tenha certeza de que as informações estão de forma lógica e analise a melhor forma de enviá-la.

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