Como lidar com feedback negativo no trabalho

Seja vindo do seu chefe, de um colega ou um cliente, nunca é fácil lidar com uma crítica ao seu trabalho. Mas o feedback negativo faz parte do dia a dia de qualquer profissão, e é algo que precisa ser encarado de maneira tranquila e disposta a corrigir o que não deu certo.

Para te ajudar a lidar com as respostas negativas com mais facilidade, a People separou algumas dicas importantes para esse tipo de situação. Confira:

Não tome como uma crítica pessoal

É crucial que você entenda que feedback negativo é uma crítica ao seu desempenho profissional naquele determinado momento, mas não a você como pessoa. Esse é o primeiro passo para transformar a situação em um estímulo construtivo para o seu trabalho, ao invés de gerar um desconforto seu em relação à empresa.  

Não assuma uma postura defensiva

Já partir para a defesa do que está sendo criticado é uma péssima ideia para quem está recebendo um feedback negativo de um superior. Dê o tempo da pessoa explicar o que não foi adequado e ouça com atenção tudo o que for apontado. Se posteriormente você ainda achar necessário argumentar sobre o assunto, faça-o com calma e mantenha-se disposto a ouvir o que a outra pessoa tem a dizer sobre o seu desempenho.

Esclareça o ocorrido

Se depois que você receber o feedback ainda tiver dúvidas sobre o que precisa mudar, não hesite em perguntar. É bastante importante que fique claro para você o motivo da resposta negativa para moldar o seu comportamento a partir dela, além de ser sempre positivo demonstrar vontade de corrigir os seus erros.

Aprenda com os seus erros

Use a experiência para amadurecer a sua postura profissional e rever a sua produção. Analise cada ponto que lhe foi apresentado e tente aplica-los à sua rotina assim que possível, para evitar repetir os hábitos que o fizeram receber o feedback negativo.

Saiba que ser criticado é normal!

Receber críticas no trabalho é extremamente comum e vai acontecer diversas vezes ao longo do seu crescimento profissional. O que muda é a forma como você encara esse tipo de situação e enxerga o potencial de transformá-la em aprendizado.

Quer ir cada vez mais longe no mercado de trabalho? Conheça os cursos profissionalizantes da People e invista em si mesmo. Cadastre-se no site e receba um desconto especial na matrícula!