Dicas de como fazer um portfólio

Há várias formas de mostrar o seu trabalho e experiência e a mais comum é o tão conhecido currículo. Mas, o que acontece quando precisamos mostrar o que sabemos fazer de uma forma mais concreta? A saída é criar um portfólio e reunir neste documento o que você tem de melhor. O maior destaque deste compilado é que mostra resultados materializados e não somente experiências.

O portfólio é um pacote de informações que torna os seus trabalhos “portáteis”. Pode ser impresso em uma pasta, em arquivos em um pendrive, página ou qualquer outro suporte. Dá mais materialidade à sua trajetória e pode marcar a diferença na hora de impressionar quem avalia a sua candidatura para um posto de trabalho. A People ensina você a divulgar seus trabalhos da melhor maneira e se destacar na multidão de concorrentes. Confira:

Escolha o Formato

Não existe um modelo de portfólio, o ideal é avaliar cada caso e ver qual se adequa melhor às suas necessidades. Em primeiro lugar, identifique o que você quer mostrar e defina o formato de sua preferência:

Portfólio Impresso

Trata-se de uma pasta com os seus melhores trabalhos impressos. A grande vantagem é que as experiências ganham mais destaque, tornam-se mais reais. O lado ruim é que muita gente prefere analisar as experiências antes da entrevista e um documento impresso não oferece essa possibilidade.

Portfolio Online

Nesta modalidade, o candidato cria um endereço web que pode ser compartilhado com qualquer pessoa. As maiores vantagens são poder escolher entre variados meios (blog, página web, site de fotos, criar um PDF, entre outros) além de recursos extras como inserir vídeos ou animações. A desvantagem é que não dá para mostrar se você não tiver um dispositivo ou conexão com a internet.

O que colocar

Essa parte é fundamental. Se você tiver muita experiência, pode até parecer mais fácil, só que é difícil escolher entre tantas alternativas. Aqui, podemos fazer um paralelo com o tradicional currículo: crie um portfólio direcionado. Ou seja, identifique que tipos de trabalhos podem interessar a uma determinada instituição e faça um compilado coerente.

Mostrar diversidade é um bom começo. Não precisa colocar vários exemplos com as mesmas características e com pouca variação. Mostre que você é plural e pode resolver múltiplas exigências. A exceção se dá nos casos onde você seja especialista em algo e queira mostrar como tem experiência em um determinado campo de atuação.

Inclua métricas e certificados no seu portfólio. Isso permite dar mais destaque a algum documento que você queria exibir. Tudo bem, no currículo a informação pode estar presente, mas o impacto visual do papel (ainda que digitalizado) é maior. Algum gráfico que demonstre suas conquistas anteriores também pode ser uma boa pedida: aumento das vendas, investimento em inovação, interações nas redes sociais; tudo vale para impressionar.

Como organizar os trabalhos

Já sabe como você vai organizar suas experiências? Essa parte varia muito de acordo à profissão do candidato.

Ordem Cronológica:

Ideal para mostrar a sua evolução profissional. Normalmente, os últimos trabalhos são mostrados primeiro e costumam ser melhores do que os do começo da carreira.

Por Categoria:

Se as suas experiências ficam mais organizadas por categorias específicas, aposte nisso. Este modelo é ideal para quem trabalha com design ou mesmo para os que desenvolveram suas trajetórias em diferentes segmentos.

Por Temática:

Semelhante ao caso anterior, permite segmentar as habilidades, só que de uma forma mais específica. Fotógrafos podem ter suas imagens melhor organizadas assim ou quem queira mostrar excelência dentro das etapas de um mesmo processo.

Fechando a conta

Após finalizar as escolhas anteriores e montar seu portfólio, não se esqueça de revisá-lo. Coloque todos os seus dados para contato de forma clara e visível. Vale a pena também fazer um pequeno resumo de suas habilidades e exibir no começo do documento. Esperamos que estas informações ajudem você a organizar este excelente modelo de apresentação dos seus melhores trabalhos!

Seja um aluno People!

Participe do Mega Combo People e seja um campeão no mercado de trabalho. Matricule-se no curso de inglês da People e escolha entre os cursos de Office, Robótica ou Marketing Digital e Mídias Sociais para ganhar mega descontos! E ao indicar 10 amigos, você ainda ganha um Power Bank exclusivo. Não perca esta chance!