Nunca é cedo para estudar

Assim como mostramos que nunca é tarde para estudar, o outro lado também é muito válido. Um exemplo disso é a aluna Mikaele Cristina, de 15 anos, que estuda no oitavo ano do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que frequenta os cursos de Inglês, Informática e Administração na People de São Paulo (SP), no bairro Jabaquara.

Ela procurou esses estudos há seis meses para fugir do comportamento que muitos jovens têm. “Muita gente da minha faixa etária não tem interesse nenhum em trilhar rumo a um futuro e empregos bons. Ao ver tudo isso, percebi que, sem conhecimentos, você não cresce na vida e fica parado no mesmo lugar”, conta.

Apesar de ter um longo caminho de estudos pela frente , ela já tem ideia do que quer: a área administrativa. “Tentei ser aprendiz em telemarketing, mas não gostei e consegui na própria unidade People a oportunidade de estagiar como recepcionista. Assim, posso colocar em prática o que aprendo nos cursos”, diz Mikaele.

Com vontade de aprender inglês há alguns anos, agora com a oportunidade de aprendê-lo, ela se dedica ao idioma. “Estou começando a entender a língua e me interessando ainda mais por ser fluente”, afirma.

A informática foi o que mais ajudou Mikaele em seu aprendizado na recepção. “Já consigo fazer diferentes planilhas em Microsoft Excel, software que antes eu nem conhecia. O Word, que muita gente pensa que é só para digitar texto, inclui muitas ferramentas importantes”, lembra.

No curso de Administração, ela diz aprender diversos temas sobre gestão e matemática financeira. “Vemos até a maneira correta de nos comportarmos em empresas, de nos relacionarmos profissionalmente com outras pessoas, etc., além dos aprendizados específicos, como os programas do pacote Office que auxiliam o trabalho administrativo”, comenta.

A mãe de Mikaele gostou da ideia dos estudos complementares desde o início. “Ela quer que eu foque nos cursos, porque como não teve essas oportunidades, não quer o mesmo para mim. Então minha mãe sempre me incentiva a ir às aulas e a não faltar nenhuma vez”, acrescenta.

“Se você não correr atrás do que quer ainda cedo, vai ter que fazer isso mais pra frente, e quanto mais cedo começar, mais rápido poderá crescer na vida. Acho que todos os jovens deveriam tentar o mercado de trabalho desde cedo, porque depois fica mais fácil”, indica a jovem estudante e aprendiz.