Os 10 atributos pessoais que você deve ter para atingir sucesso no mercado de trabalho

Alguns empregos requerem habilidades específicas para um profissional atingir o sucesso em sua área. No entanto, existem atributos gerais que todos os trabalhadores deveriam ter para conseguirem se destacar no mercado de trabalho e nos processos seletivos. Por não serem comuns em todas as pessoas, estas habilidades podem ser diferenciais e decisivas na sua carreira.

Os especialistas de recursos humanos estão sempre em busca dos candidatos que apresentem a maior quantidade de habilidades. Para que você esteja sempre em constante desenvolvimento, a People listou os 10 atributos pessoais mais visados em um profissional. Confira:

Atitude positiva

Ninguém contrata um pessimista nato. Pessoas otimistas têm mais chances de executar suas tarefas, cumprir com os compromissos e de motivar os colaboradores com quem trabalha. Quem é otimista também costuma ter uma autoconfiança sólida, requisito fundamental para as empresas.

Ser comunicativo

Ter uma boa comunicação não se trata somente de estar o tempo todo em contato com as pessoas: significa que a qualidade da sua mensagem facilita a compreensão. Uma boa dicção, vocabulário e articulação são ferramentas de solução de problemas e de crescimento.

Interesse por tecnologia

Nos últimos anos, praticamente todos os processos e métodos empresariais têm sido afetados pelo “boom” tecnológico. Internet, aparelhos celulares, Internet das Coisas, Objetos Inteligentes; quem tenha facilidade para lidar com as novidades tecnológicas pode se destacar no ambiente de trabalho, pois é capaz de encontrar novas soluções.

Ser pontual e não faltar

Este campo tem a ver com responsabilidade e comprometimento. A pontualidade sempre foi bem vista pelas empresas, não dá pra ter um funcionário que ninguém sabe que horas vai chegar ou finalizar uma tarefa. O mesmo vale para a assiduidade: imagine toda uma linha de montagem parada porque faltou um funcionário. E, quando ocorrer um problema e não vai conseguir chegar na hora, não se esqueça de avisar para não ficar com a “ficha suja”.

Trabalhar em equipe

Você pode até ser um gênio, mas se não conseguir se relacionar com os colaboradores ao seu redor, tudo fica mais difícil. As empresas valorizam quem tem habilidades interpessoais e é capaz de se encaixar em um processo sem prejudicar as demais etapas. É a sua capacidade de trabalhar com um time, e não só como indivíduo, que pode fazer com que você seja escolhido em uma entrevista de emprego.

Ser flexível

Assim como as novas tecnologias estão mudando o tempo todo, há momentos em que procedimentos e soluções requerem pessoas capazes de se adaptar às situações e desafios que encontram. Uma pessoa flexível não se deixa abater tão facilmente frente às dificuldades ou é capaz de se recuperar mais rápido de inconvenientes que possam surgir.

Capacidade técnica

Muitas das outras são características pessoais relacionadas ao comportamento. A competência técnica já é diferente. Uma empresa que contrate uma pessoa que não sabe desempenhar a função ou executar o trabalho vai ter mais problemas no futuro e é obrigada a investir em capacitações que você já deveria ter feito anteriormente.

Ser leal

Característica mais do que valorizada pelas empresas, a lealdade tem a ver com o respeito pelos demais funcionários e pela instituição. Falar mal de todo mundo, dos amigos, da empresa, compartilhar informações confidenciais, tudo isso prejudica mais o indivíduo do que as empresas. Antes de fazer qualquer comentário, pense bem se você tem razão e escolha a hora certa para expor à equipe o que você pensa.

Capacidade de análise

Profissionais que são capazes de desfragmentar inconvenientes e ter uma visão global dos problemas são mais valorizados pelas empresas. São pessoas que conseguem colocar seu ego de lado e avaliam uma situação com mais discernimento. O resultado surge através de propostas que geram valor.

Ser eficiente

É muito bom contar com habilidades de análise crítica, conhecimentos técnicos, ser pontual e reunir as características anteriores. Todos os esforços anteriores precisam se materializar como resultados tangíveis para a empresa e para seus funcionários.

O mais importante é saber que todos podemos desenvolver nossas características por meio de capacitações, exercícios, disciplina e autoconhecimento. Identifique o que você faz de melhor e o que ainda falta para que você se torne um profissional modelo para atingir o sucesso no mercado de trabalho.

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