Dicas para deixar o computador mais rápido

Com o passar do tempo, com o acúmulo de arquivos temporários, programas inúteis, HD fragmentado e programas em segundo plano, seu computador pode acabar ficando extremamente lento. Para evitar isso, é necessário fazer uma manutenção periódica. Pensando nisso,

Limpar o disco

Durante o uso, o computador acumula arquivos de internet temporários, relatórios de erro, registros e até mesmo pastas vazias que podem atrapalhar bastante sua usabilidade. Por isso, é necessário fazer uma limpeza periódica desses arquivos. O Windows possui uma ferramenta para realizar esta ação: para acessá-la, digite na barra de pesquisa “Limpeza de Disco” e selecione o resultado. Escolha o disco que deseja limpar e aguarde a análise do sistema. Após selecionar os arquivos que deseja remover, clique em Ok.

Desinstalar programas inúteis

Como deixar o computador mais rápido - Passo 2

Com o passar do tempo, acumulamos programas que não utilizamos mais ou alguns que são baixados em conjunto com outros sem nosso conhecimento, e isso pode acarretar não somente em um disco com menos espaço, mas também menos performance do computador. Para resolver isso, basta desinstalá-los: digite na barra de pesquisa “Programas e Recursos”, clique com o botão direito sobre o programa que deseja retirar e selecione “Desinstalar”. A partir daí, é só seguir os passos para a desinstalação ser concluída.

Limpar pastas, arquivos e esvaziar lixeira

Todos nós acumulamos arquivos dispensáveis em nossos computadores, do tipo que não vai ser retirado por um programa. Você vai precisar fazer uma faxina geral para poder se livrar disso tudo. Exclua todos os arquivos que não precisa, como downloads antigos, fotos repetidas e documentos que você não usará mais. Esvazie a lixeira após fazer isso, para ter certeza de que eles se foram permanentemente.

Desfragmentar disco

Como deixar o computador mais rápido - Passo 3

Após algum tempo de uso, exclusões e alterações de arquivo, os discos rígidos ficam com espaços vazios entre os arquivos, fazendo com que o sistema operacional posicione partes de novos arquivos em mais de um lugar do disco, para otimização de espaço. Isso deixa a leitura do HD extremamente lenta e o processo de desfragmentação é uma “organização’ dos arquivos, deixando-os juntinhos, facilitando o trabalho do sistema operacional. No Windows, basta digitar “Desfragmentar” e selecionar o resultado para abrir o programa nativo do sistema. Selecione o disco desejado e clique em “Otimizar”.

Desativar a inicialização de programas

Como deixar o computador mais rápido - Passo 4

Um computador que inicializa devagar pode ser bastante estressante. E isso acontece por conta da quantidade de programas que inicializam quando ligamos o PC. Para resolver isso, basta desativar a opção de iniciá-los, logo ao ligar o computador. No Windows, clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione “Gerenciador de Tarefas”. Na aba “Inicializar”, selecione os programas e clique em “Desabilitar”.

Manter computador atualizado

Como deixar o computador mais rápido - Passo 5

Fazer isso pode garantir um ganho de performance ao longo do tempo, afinal, novas atualizações do sistema operacional e correção de bugs são lançados ocasionalmente e garantem não somente que você não perca desempenho, mas que também se mantenha protegido de infecções do sistema e de arquivos maliciosos. Para isso, digite na barra de pesquisa “Atualizações” e selecione “Verificar se há atualizações”. Na janela aberta, clique no botão “Verificar se há atualizações” e pronto!

Manter o computador livre de vírus

Realizar verificações periódicas por vírus no seu computador e ter o costume de não clicar em qualquer coisa quando estiver navegando na web podem garantir um melhor desempenho do seu computador. Além de perigosos, vírus podem diminuir consideravelmente a capacidade de processamento de sua máquina. Portanto, tenha cuidado e utilize um antivírus que você ficará seguro. E não são somente computadores que estão sujeitos a eles, confira 5 dicas para proteger seu celular e também dicas para melhorar as conexões 3G e 4G no Android.

Além de manter seu computador o mais otimizado possível, é preciso ter segurança enquanto navega na rede. Confira também os 5 erros de segurança mais comuns.

Você se interessa por manutenção de computadores? Que tal dar uma olhada no curso de montagem, manutenção e redes de computadores da People? Venha para a People, torne-se um profissional completo!