Mobile: dicas para melhorar as conexões 3G e 4G no Android

No Brasil, os aparelhos mais modernos possuem conectivade à internet por meio de sinais 3G ou 4G, dependendo do plano escolhido junto à operadora. Porém, independente de você possuir uma conta ou prefere o serviço pré-pago, a velocidade da conexão da internet deixa muito a desejar.

Para aumentar drasticamente a velocidade da conexão do seu aparelho, obviamente você terá que pagar a  mais por isso. Mas, é possível elevar de maneira significativa, através de algumas dicas que veremos a seguir.

Navegador

O Android possui o Google Chrome como navegador padrão, porém você pode optar por outro na hora de acessar os sites de seu interesse. A dica é optar pelo Opera, que possui uma função que eleva a velocidade do 3G ou 4G durante o uso.

Ao digitar o endereço, o navegador faz uma varredura e adapta a página para o seu smartphone. Ele diminui imagens sem que a qualidade seja afetada e retira informações desnecessárias. Essas simples ações elevam a velocidade de navegação e, de quebra, geram economia dos dados da franquia.

3G na marra

É muito comum você olhar seu smartphone com sistema operacional Android e se deparar com uma conexão 2G. Isso ocorre pela oscilação de sinal, mas existem formas de evitar que isso aconteça.

Para isso, você deve abrir o discador do seu aparelho e digitar o código *#*#4636#*#*. Após digitar o último caractere, um menu vai aparecer na tela do seu aparelho. Toque em "informações do telefone", role a tela para baixo e toque em "definir tipo de rede preferido". Uma lista surgirá e então você deve escolher a opção “WCDMA only”.

Sua conexão estará definida como 3G e esta oscilação para redes inferiores não acontecerá mais. Porém, vale lembrar que o sinal deve estar em bom nível ou a velocidade vai diminuir.

Faça o mesmo para 4G

Também é possível forçar somente a utilização do 4G. Faça o mesmo processo, mas digite o código *#*#4636#*#* no discador do seu smartphone. Vá para "informações do telefone", escolha o item "definir tipo de rede preferido" e, na lista, escolha a rede LTE only. Feito, sua conectividade estará definida somente para 4G.

Aplicativo inteligente

O app Acelerador de Internet Otimiza foi desenvolvido para auxiliar o usuário na manutenção do bom funcionamento da sua internet 3G ou 4G. Dentre as várias funções, destacamos a limpeza de memória RAM, limpeza de Cache e do servidor DNS. Tudo isso elevará a aproveitamento da sua conexão, independente do seu pacote de dados firmado com a operadora.

Entre no universo da Tecnologia

A tecnologia está em tudo que fazemos atualmente, por isso é necessário estar antenado para não ficar de fora. Escolha um dos cursos da People focado para este setor e torne-se um profissional dentro deste mundo digital. Estamos esperando por você!