O que é inteligência artificial e como ela funciona

Se você é fã de tecnologia e filmes de ficção científica, com certeza já ouviu falar da inteligência artificial. Esse termo se refere aos mecanismos e dispositivos que são desenvolvidos para simular certas capacidades humanas, para solucionar problemas e dinamizar tarefas. Os estudos envolvendo a inteligência artificial não param de crescer, e a cada dia surge uma nova tecnologia que torna o nosso contato com ela cada vez mais próximo.

Quer saber mais sobre a inteligência artificial e os seus avanços? Confira o que a People trouxe para você hoje sobre o assunto:

O que é a inteligência artificial

Estudos científicos sobre inteligência artificial (também conhecida como I.A.) têm origem no período pós-Segunda Guerra Mundial, em que a pesquisa tecnológica voltava-se principalmente para a indústria bélica. Apesar de estar presente em estudos acadêmicos desde a década de 1950, a I.A. popularizou-se no fim do século 20 ao participar do desenvolvimento de tecnologias comerciais.

Por conta de sua característica principal ser a “imitação” do pensamento humano na resolução de tarefas, muitos pesquisadores acreditam que a inteligência artificial é um recurso chave para as tecnologias que definirão o nosso futuro. Já são várias as aplicações na vida real da IA: jogos, sistemas de segurança, dispositivos de reconhecimento de voz, de diagnóstico médico, dentre outros.

Confira alguns exemplos de como a inteligência artificial já está presente em diversos dispositivos modernos:

Reconhecimento facial em redes sociais

O reconhecimento facial dos usuários nas imagens compartilhadas em redes sociais é um exemplo de como ferramentas do dia a dia já se utilizam de tecnologias de inteligência artificial. O Facebook oferece não só um reconhecimento facial automático nas fotos postadas como também já é capaz de reconhecer todos os componentes de uma imagem, como móveis, mar, sol, número de pessoas, etc. Você pode saber mais sobre o uso da inteligência artificial no Facebook pelo site oficial de pesquisa: https://research.fb.com/.

Carros autônomos

Os self-driving cars são um exemplo avançado do desenvolvimento da inteligência artificial atual. Diversos testes têm sido feitos com carros que se dirigem sozinhos nos últimos anos, e a empresa Baidu, ferramenta de busca líder na China, já anunciou o lançamento do seu primeiro veículo autônomo durante a primeira semana de julho. Ainda não é permitido que esse tipo de veículo circule nas ruas da capital Pequim, mas o que se vê hoje é um primeiro passo para o futuro do transporte em todo o mundo.

Medicina

A inteligência artificial colabora também com a área da saúde. Já é comum o uso nos hospitais de ferramentas classificadas como robôs-cirurgiões, em cirurgias com pequenas incisões em que são inseridas câmeras e outros instrumentos comandados pelos médicos. Mas já existem estudos e desenvolvimento de tecnologias que permitirão que as operações por inteligência artificial aconteçam com mínima intervenção humana, por meio de treinamentos a partir de bancos de dados com vídeos e informações sobre milhares procedimentos.

O Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica, Ircad, do Rio de Janeiro, já desenvolve esse tipo de projeto, ainda em fase de teste. Na Universidade de Medicina Jichi, no Japão, estão sendo testados robôs capazes de auxiliar o médico no diagnóstico dos sintomas do paciente, a partir de um banco de dados de tecnologia cognitiva semelhante ao que é usado no Waze ou sites de compras como a Amazon, por exemplo.

O que você acha do uso de inteligência artificial no dia a dia? Conta pra gente nos comentários! Não deixe de conferir também o que é linguagem de programação e a história da internet no nosso blog.

Coloque a sua carreira no caminho do digital! Conheça os cursos de informática oferecidos pela People e torne-se um profissional qualificado nos principais softwares utilizados no ambiente de trabalho. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!