O que fazer com a sua ideia para um aplicativo de celular

Com o sucesso de diversas empresas que começaram do zero desenvolvendo aplicativos para o mundo mobile, muitas pessoas perceberam que também podem criar algo e não é incomum encontrar alguém que tenha uma ideia de aplicativo, mas não sabe o que fazer com isso. Está nessa situação também? A People dá dicas do que você pode fazer para que seu projeto não fique apenas nos seus sonhos. Confira:

Entenda sua ideia

As coisas podem parecer bastante claras na sua cabeça, mas de nada adianta se você só guardá-las consigo, é preciso colocar no papel. Entenda o problema envolvido e como seu aplicativo pode resolvê-lo para o usuário. Lembre-se que nem sempre os problemas que você enxerga são os mesmos que outras pessoas enxergam. Portanto, saia da sua zona de conforto e procure diferentes pontos de vista sobre o que sua ideia deve fazer em relação a esse problema.

O aplicativo é viável?

É comum encontrarmos problemas que seriam facilmente resolvidos com um aplicativo e que em um primeiro momento parecem ideias incríveis, mas que não são necessariamente viáveis. Às vezes você pode ter imaginado um app com um nicho de usuários pequeno demais para valer o investimento no desenvolvimento e manutenção do serviço, ou que atinge um grupo não muito adepto do uso de smartphones, como pessoas de terceira idade. É necessário avaliar o tamanho do mercado envolvido e quantos recursos precisam ser dispendidos para realizar o desenvolvimento do aplicativo.

Pesquise o mercado

Já existem aplicativos que tentam resolver esse problema? Quantos? De que forma eles fazem isso? O que você pode fazer melhor do que eles? Essas são algumas das perguntas que precisam ser respondidas antes de qualquer coisa. Entenda melhor a posição da sua ideia em relação ao mundo à sua volta, não comece nada no escuro, dependendo da sorte ou acaso. Tenha o máximo de informação possível.

Não mantenha tanto segredo assim

Muitas pessoas procuram manter suas ideias de negócio guardadas às sete chaves. Enfrente esse medo de compartilhar sua ideia com outras pessoas. Uma ideia é apenas uma ideia e só se transforma em algo de valor quando você realmente a coloca em prática, e para isso você vai precisar de outras pessoas.

Faça um protótipo do aplicativo

Antes de escrever qualquer linha de código, é necessário pensar nas características do aplicativo. E para isso, você pode contratar um designer profissional especializado em User Experience para ajudar você na tarefa. Pense em como o usuário deve interagir com o app, em que situação ele vai utilizá-lo e quais as implicações que isso traz para a usabilidade do software.

Você sabe programar?

Não, você não precisa saber programar para colocar sua ideia em prática, mas tenha em mente que conhecer sobre os sistemas envolvidos e ao menos entender algo básico sobre programação dá um ponto de vista muito mais amplo sobre o projeto como um todo. É possível apenas coordenar o desenvolvimento do projeto, contratando profissionais de programação e design, por exemplo. Mas lembre-se que saber programar pode reduzir bastante os custos de desenvolvimento, já que você mesmo pode iniciar o projeto sem depender de muitos outros profissionais.

Não espere que ele saia perfeito

Um problema comum no mundo do desenvolvimento de aplicativos é ficar muito tempo trabalhando neles. Um mercado tão rápido como o do mundo mobile exige uma maior agilidade. É melhor lançar o produto e depois melhorá-lo através de atualizações do que ficar polindo sua criação por muito tempo esperando que ela saia perfeita. Ao disponibilizar o aplicativo para os usuários, os problemas de usabilidade, bugs e melhorias ficarão claros rapidamente, permitindo que você trabalhe de forma mais produtiva, focando nos pontos cruciais.

Não se apaixone por sua ideia

Você provavelmente enfrentará dificuldades em sua jornada de desenvolvimento do aplicativo e criação de um negócio de sucesso, mas é preciso sabedoria para saber o que fazer com os sinais que encontra por aí. O feedback é um recurso importantíssimo para enxergar se sua ideia deu certo ou não e qual é a hora de abandonar o barco ou seguir em frente. Entenda os motivos de suas falhas e procure corrigí-las quando possível, mas não se apegue demais à sua ideia a ponto de insistir em algo inviável.

Aprender a programar dá a oportunidade de criar muitas coisas de forma independente. Com um mundo cada vez mais conectado, há milhares de problemas para serem resolvidos. E saber programar sempre vai deixar você um passo à frente na hora de colocar suas ideias em prática. Venha para a People! Confira o nosso curso de desenvolvimento de aplicativos e esteja sempre preparado!