Veja dicas para brilhar no primeiro estágio

Antigamente, para estagiar, um estudante só precisava entrar para uma empresa e aprender lentamente como funcionavam os processos, sem muitas preocupações com o futuro. Hoje em dia, as coisas são bem diferentes e os estagiários precisam ter atitudes diferentes para conseguir uma boa oportunidade de carreira.

As instituições não são mais somente um lugar para aprender uma profissão na prática. Os estagiários devem se preparar continuamente, se envolver com os objetivos da empresa e estarem prontos para assumir responsabilidades, interagir e evoluir no contexto profissional. Neste sentido, é fundamental aproveitar os seus conhecimentos pessoais e ter sempre uma postura colaborativa.

Pensando dessa forma, torna-se mais importante ainda se destacar entre os candidatos e acreditar que você pode ser o escolhido. Mas isso depende de um conjunto de fatores que só dependem de você. Hoje a People vai dar dicas de como se destacar no estágio e aumentar as suas chances de ser contratado.

Aumente a produtividade

Ser produtivo é, no geral, mostrar resultados concretos do seu trabalho. É muito bom demonstrar interesse e participar de processos, mas o mais importante é que este envolvimento dê frutos práticos. Ter foco nos resultados contribui para que as diversidades do dia a dia de trabalho sejam contornadas com mais facilidade. É melhor virar uma referência de trabalho por você mesmo do que ser lembrado como alguém que transfere responsabilidades.

Utilize sua comunicação

A comunicação é fundamental para que você compreenda e seja compreendido na empresa. É preciso aprender a se comunicar de forma objetiva e evitar usar palavras inadequadas ou gírias. Quando não souber algo, pergunte; quando tiver uma opinião, compartilhe suas ideias. Com certeza você tem muita coisa para aprender e também para ensinar.

Assista e aprenda

“O aprendizado nunca termina. Não existe parte da vida que não contenha lições. Se você está vivo, há lições para aprender”. Essa frase ilustra muito bem como você deve encarar a rotina de trabalho e os desafios que encontra. Preste atenção nos melhores profissionais da sua empresa e veja como eles solucionam os problemas. Diariamente, você tem a oportunidade de acumular conhecimento direto apenas observando quem já tem experiência.

Conheça as atribuições da sua função

Você deve ter clareza sobre o funcionamento da sua área e, mais importante ainda, quais são os seus deveres na empresa. Ou seja, tenha em mente seus projetos em andamento, prazos e seu papel em cada aspecto de funcionamento da organização. Se você tiver clareza sobre tudo o que precisa fazer, excelente; caso contrário, estude e se capacite para mostrar interesse e melhorar seu desempenho.

Tenha um caderno de anotações

A memória não é capaz de guardar tudo ou mesmo se lembrar de muitos detalhes. Por isso, uma boa ideia é contar com um bloco de notas. Pode ser de papel, no celular, tablet ou qualquer outro suporte, o importante é que você anote procedimentos importantes, informações relevantes ou qualquer outro dado como tarefas pendentes e datas de entrega. O sucesso depende em grande parte de transformar o que você “passou pro papel” em realidade.

Tenha atitude proativa

Ser proativo é fazer algo que ninguém pediu a você para ser feito, mas que você acredita que pode contribuir para a melhoria de um processo. Proponha novas ideias em função dos seus conhecimentos. Você pode recomendar novas tecnologias, contribuir para o aperfeiçoamento de processos e sugerir técnicas que tenha aprendido na universidade e podem ser usadas no ambiente de trabalho para otimizar procedimentos. Isso vai mostrar que você se interessa pela empresa e faz o melhor para que os objetivos sejam alcançados.

Seja você mesmo

Para ter sucesso no ambiente profissional, você não precisa deixar de lado as suas verdadeiras características. Quando você não está tentando parecer ser outra pessoa, suas habilidades fluem com mais facilidade e todos ao seu redor percebem quem você é um profissional transparente e sincero. Deixe sua personalidade fluir e verá que a sua rotina vai ser mais leve e produtiva.

Comece a construir seu networking

O futuro da sua carreira começa hoje mesmo. Como esta é sua primeira experiência profissional, aproveite para acumular contatos e estabelecer conexões. Quando você mostra que é um profissional interessado, suas chances de permanecer na empresa ou mesmo de encontrar novas possibilidades aumentam.

Destaque-se com a People!    

Se você quer desenvolver características e habilidades exigidas pelo mercado em um bom vendedor, conheça os cursos da People. Além de se atualizar, você poderá dominar uma nova profissão e conquistar uma vaga dentro do mercado de trabalho. Não perca tempo!