5 dicas para organizar a rotina de estudos dos filhos em casa

Por causa da pandemia do novo coronavírus, algumas medidas de prevenção foram tomadas para a segurança da população, e uma delas foi a suspensão das aulas nas escolas e instituições de ensino em muitos estados do Brasil. Essa mudança também alterou o cotidiano dos pais, que tiveram que adaptar os horários e incluir alguns hábitos relacionados aos filhos na rotina. Neste novo cenário, é importante que os estudos dos filhos sejam organizados e que os pais acompanhem as atividades realizadas por eles em casa.

Algumas escolas e instituições estão oferecendo aulas remotas e disponibilizando os conteúdos em plataformas digitais. Assim, é fundamental que os responsáveis se certifiquem de que a criança está acompanhando as aulas e estudando os conteúdos enviados, além de se colocarem à disposição para ajudá-la, caso ela precise.

Se as aulas remotas não forem o caso da escola do seu filho, é preciso criar uma rotina de estudo de acordo com os conteúdos já ensinados em sala. Quer algumas dicas para organizar a rotina de estudos dos filhos em casa? Então acompanhe o texto abaixo!

Defina horários de estudos

Para que a rotina de estudos seja eficiente, estabelecer horários é uma das principais dicas. É importante que os estudos não tenham horários diferentes durante as semanas. Planeje um painel ou deixe visíveis os horários que a criança deve seguir. Dessa forma ela pode se organizar. Também é importante ter um calendário para definir os conteúdos que serão estudos em cada dia e horário. Lembre-se de separar pequenos intervalos, assim como acontece na escola, para a criança fazer um lanche. Separe o final do dia para fazer um resumo ou uma revisão, além de corrigir exercícios e de conversar com seu filho.

Organize um lugar apenas para os estudos

É importante que a criança estude em um cômodo ou em um local da casa que seja mais tranquilo, pois dessa forma ela evita distrações. Se não for possível, separe um local fixo para os estudos. É ideal que esteja limpo e organizado e que seja silencioso e sem distrações (como aparelhos eletrônicos ou brinquedos). 

Faça o cronograma com a criança

Envolva a criança no planejamento da rotina de estudos, assim ela vai entender com mais facilidade o que foi programado e os motivos de ser assim. Ela vai se sentir incentivada a cumprir o combinado! Explique que manter os estudos, mesmo em casa, é muito importante!

Parabenize os bons comportamentos

A adaptação aos novos hábitos de estudo precisam do empenho da criança, por isso é legal os pais recompensarem os bons comportamentos, podendo ser com elogios ou com recompensas. Dessa forma, ela se sentirá estimulada a repetir as ações corretas. 

Converse sobre o conteúdo estudado

Para a fixação do conteúdo ter mais sucesso, os pais podem ser aqueles com quem os filhos compartilharão o conhecimento que estão adquirindo. Pergunte à criança o que ela entendeu sobre o conteúdo visto no dia e tire dúvidas, se possível. Assim, as crianças se sentirão mais confiantes para continuar os estudos e fazer os exercícios.

Curtiu nossas dicas para organizar a rotina de estudos enquanto as crianças estão em casa? Fique ligado no blog da People e veja mais posts como este.

Como não se distrair com as tecnologias e focar nos estudos

5 livros que vão estimular o gosto pela leitura no seu filho

Estudos em casa é com a People!

Quer colocar seu filho em um ensino de inglês ou tecnologia? Então, conheça os cursos da People disponíveis on-line para um aprendizado sem sair de casa!