8 itens para montar um PC gamer

Você é apaixonado por games e está pensando em montar um PC gamer? Para curtir ainda mais os seus jogos favoritos, reunimos algumas dicas importantes que você deve seguir desde o começo para ter o equipamento ideal para jogar. É importante prestar atenção em alguns fatores para decidir quais são as melhores opções, como os modelos e peças mais atuais, a capacidade de armazenamento e o desempenho. Acompanhe o post e saiba mais sobre o que você deve ter em um PC gamer!

Processador 

Essa é a parte do PC que determina o funcionamento do sistema nos softwares, como a velocidade e a capacidade de executar tarefas sem dores de cabeça! Para jogos, ele deve ser bem rápido e ter suporte para programas mais pesados. A dica é ter um processador no mínimo quad-core (tipo de processador multinúcleo com dois ou mais núcleos de processamento no interior de um único chip) com mais de 3 GHz.

Placa de vídeo

A placa de vídeo é um dos itens do PC que devem ter um investimento maior, adquirindo das marcas AMD ou Nvidia, por exemplo. É muito importante fazer uma boa escolha, pois ela é responsável pela qualidade de imagem mostrada. Para ter um desempenho bom, tenha cartões de 4GB, no mínimo, sendo que as melhores já têm mais de 8GB.

Placa-mãe

Essa é a parte em que os outros componentes do PC estão conectados, então tenha uma boa placa-mãe para fazer bom proveito das peças! Não adianta escolher itens de qualidade para montar o seu PC Gamer, mas não caprichar na placa-mãe, o que afeta o desempenho da máquina como um todo. As opções de placas variam: algumas ganham destaque pela grande quantidade de opções de iluminação ou refrigeração. Também, a placa-mãe determina se será possível realizar futuras atualizações ou não. 

Memória RAM

Para o seu PC Gamer, escolha uma memória RAM de pelo menos 8GB. Dependendo do game, o uso da CPU é muito exigido, e é necessária uma memória de qualidade para atingir altas velocidades. Se for uma plataforma de jogos mais exigente, é recomendado usar uma peça de 16GB, mas apenas se necessário. Ter mais memória não deixa o jogo mais rápido, na verdade.

HD ou SSD 

Os computadores atuais já são vendidos com um HD de 500GB e, em alguns casos, 750GB ou 1TB. Ou seja, aqui também não há necessidade de investir em um espaço que não será usado no PC. Já os SSDs são bem mais caros que os HDs e eles não impactam o desempenho do jogo. Mas, se der para fazer esse investimento, é recomendado adquirir um com mais de 200GB devido à velocidade de carregamento. Por exemplo, um game que leva 30 segundos para ser carregado em um HD, pode ser carregado em 5 a 10 segundos em um SSD.

Gabinete

Os componentes que foram escolhidos devem caber no gabinete do PC, por isso as medidas dele são muito importantes. Tendo essas informações, é possível saber qual o comprimento da placa gráfica que cabe nele. Ah, e quanto mais portas, melhor! Por causa de monitores, óculos de realidade virtual, periféricos e outros acessórios de gamers, por exemplo, é necessário uma boa quantidade de portas USB, porta HDMI e DisplayPorts. É importante ver se dá para esconder os cabos em um painel traseiro do gabinete e se é possível instalar coolers superiores e frontais. Também, repare no design e espaço interno para ter um bom fluxo de ar.

Monitor

Já que você está investindo para montar um PC gamer incrível, capriche na escolha do monitor para exibir as boas imagens dos jogos. Opte por marcas conhecidas, mas se não quer gastar muito, compre um monitor menor, de pelo menos 19,5 a 21 polegadas e com entrada HDMI, para que a qualidade de som seja melhor. Se possível, um que seja Full HD vai melhorar sua experiência enquanto joga.

Mouse

Para os gamers, o mouse é um item importante, já que os jogos necessitam de movimentos precisos. Por isso, um mouse grande e ergonômico é uma ótima opção! Os mouses sem fio também dão mais liberdade, porém a conexão deles é mais instável e você corre o risco de ficar sem bateria enquanto joga. Já os com fio possuem uma sensibilidade maior, chamada de DPI, e tempo de resposta menor, ou seja, não vai haver atrasos nos movimentos. 

Preparado para escolher as peças mais legais e montar seu PC gamer depois de ler este post? Confira outros posts sobre jogos no nosso blog:

Como escolher um bom celular para games?

Tecnologia RTX: O que ela tem de tão especial para os games?

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!