Por que é essencial dominar o inglês para trabalhar com tecnologia?

A tecnologia da informação e outras carreiras relacionadas ao universo tech são consideradas áreas de atuação que exigem muita flexibilidade de seus profissionais! No entanto, essa característica se estende para além dos conhecimentos meramente técnicos e se relaciona também com o domínio da língua inglesa. Mas, afinal, por que é essencial falar outro idioma para crescer no ramo da tecnologia? Nós te explicamos neste post. Acompanhe!

Muita bibliografia em inglês 

Apesar do crescimento significativo ao longo das últimas décadas, a área da tecnologia ainda possui grande parte de sua literatura de qualidade na língua inglesa. Dessa maneira, se você deseja continuar ampliando seus conhecimentos e aprendendo novos assuntos relacionados ao universo tech, é fundamental ter boas reading skills. Assim você poderá compreender os livros, as apostilas e os demais conteúdos on-line com maior facilidade e, consequentemente, absorver novos aprendizados com mais rapidez. 

Facilidade para lidar com softwares

Muitos softwares e ferramentas comuns no universo da tecnologia têm a sua linguagem padrão em inglês. Dessa maneira, o conhecimento do idioma pode ajudar você a aprender como navegar em uma nova plataforma com maior tranquilidade, ou ainda permitir o conhecimento de novos processos ou procedimentos que podem melhorar ou otimizar o seu dia a dia profissional. Nesse sentido, boas listening skills também podem ser interessantes, já que muitos vídeos de tutoriais também são feitos na língua inglesa.

Conhecimento dos termos específicos dessa área

A área de tecnologia é conhecida por seu vocabulário único e universal, que em grande parte tem origem na língua inglesa - como database, function, procedure e package, por exemplo. Por isso, o domínio do inglês ajudará você a se familiarizar com esses termos e, aos poucos, não sentir mais a necessidade de traduzi-los, já que você será capaz de compreender o seu significado como um todo e usá-los naturalmente no seu dia a dia.

Oportunidade de crescimento profissional

Atualmente, o domínio do inglês deixou de ser considerado um diferencial e se transformou em uma habilidade necessária nos currículos de todas as carreiras profissionais. Dessa maneira, conhecimentos avançados do idioma são essenciais para quem deseja conquistar uma boa oportunidade no mercado de trabalho, ou mesmo continuar crescendo dentro da empresa na qual já está atuando. 

Relacionamento com profissionais de outros países

O inglês está entre os idiomas mais falados em todo o mundo, o que significa que aprender a se comunicar nessa língua também pode ser extremamente interessante para suas vivências! Além da maior facilidade para consumir materiais de estudo ou a possibilidade de ascender na sua carreira profissional, o inglês trará a oportunidade de conversar e trocar experiências com profissionais de outros países. 

Como resultado, você poderá ampliar a sua bagagem de conhecimentos participando de fóruns e grupos de discussões com profissionais da área de várias nacionalidades. A oportunidade trará não só ganhos interessantes para os seus conhecimentos técnicos, como também aumentará a sua rede de networking e poderá colocar você em contato com novas oportunidades!

Empreendedorismo

O setor de TI é uma das áreas que mais crescem em todo o mundo e também é considerado extremamente fértil para a criação de startups. Criar e executar uma ideia é um processo desafiador, e envolve grandes doses de planejamento, estudo e negociações. Nesse sentido, é necessário estar preparado para lidar com outros profissionais em busca de investimentos e aceleração para o seu projeto! Dessa maneira, os conhecimentos de inglês podem ampliar o seu networking e garantir que você esteja pronto para vender a sua ideia e atrair cada vez mais parceiros!

O domínio da língua inglesa é muito importante para quem deseja encarar novos desafios na área da tecnologia! Se você curtiu este texto, aproveite a visita ao nosso blog e leia outros posts sobre o assunto:

O que é um hackerspace?

Internet 5G: como ela funciona?

Inglês é na People!

Que tal desenvolver ainda mais os seus conhecimentos de inglês e trilhar uma carreira de sucesso na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos de inglês e esteja à frente das inovações no futuro!