Metodologia Steam: O que é essa aprendizagem e seus benefícios

As crianças hoje já nascem acostumadas com o mundo tecnológico e para acompanhar essa evolução, as formas de ensino também foram atualizadas. Com essa atualização veio a metodologia STEAM que é Science, Techonology, Engineering, Arts e Mathematics. 

E hoje vamos explicar o que é essa metodologia STEAM e como ela auxilia na aprendizagem
 

O que é STEAM? 

A metodologia STEAM é um método que busca integrar conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática para preparar os alunos a enfrentar os desafios futuros. 

Nem todas as disciplinas da metodologia STEAM são ensinadas na escola, mas para os seus criadores todas as crianças deveriam participar de projetos que envolvem as áreas do método. 
 

Como a metodologia funciona? 

A proposta da metodologia STEAM é parar as crianças para que se tornem ótimos profissionais, com habilidades e domínios importantes para a vida adulta. 

Com a metodologia as crianças são apresentadas a projetos que precisam que elas façam protótipos, constroem, solucionem problemas, interpretem suas criações, fazendo com que ocupem um papel de protagonista. Com isso, aprendem sobre a importância de concluir tarefas. 

O STEAM incentiva a formação das crianças através de 5 etapas: 

  • Investigar; 
  • Descobrir;  
  • Conectar; 
  • Criar; 
  • Refletir. 

Com essa metodologia os educadores assumem um papel diferente, agindo como condutores e incentivando na busca por respostas, mas sem ficar influenciando nas conclusões, afinal é importante que eles criem critérios próprios e desenvolvam habilidades. 

A tecnologia entra como uma forte aliada do método, é através de plataformas e ferramentas que são identificadas as fraquezas e habilidades de cada criança, fazendo com que cada um receba um aprendizado personalizado e com alta eficácia. 
 

Quais são os benefícios da metodologia STEAM? 

O maior benefício da metodologia STEAM é a junção das disciplinas através de projetos que faz com que as crianças se tornem mais proativas, além de estarem prontas para resolverem problemas, capacitadas para trabalhar em equipe através da colaboração e saber administrar o tempo com mais inteligência. 

Ter a tecnologia como aliado e experimentos, farão com que as crianças estimulem mais a criatividade e outras características importantes, tais como, atividades cognitivias, capacidade de lidar com o desconhecido, se adaptar com facilidade, comunicação e habilidades sociais. 

Invista no futuro do seu filho através da metodologia STEAM presente em nosso curso de Trilha Code. Encontre agora mesmo uma unidade perto de você e conheça nossos cursos