Drones: como eles podem ser úteis no futuro

Os drones têm ganhado a atenção de muita gente nos últimos anos. Os pequenos (ou grandes) Veículos Aéreos Não Tripulados são dispositivos versáteis e muito úteis nas mais diversas situações. A facilidade de se pilotar um e seu preço cada vez mais baixo trouxe ao aparelho uma popularidade gigantesca, seja por fins de diversão ou para tarefas específicas. Que tal conhecer alguns dos usos mais surpreendentes dos drones?

Utilidades dos drones

Entregas de pedidos on-line

Talvez este seja o tópico sobre drones mais falado nos últimos tempos. A entrega de produtos pela Amazon utilizando os aparelhos já é algo comum nos noticiários de tecnologia há algum tempo. Ainda em testes e enfrentando resistência por conta da regulamentação americana de dispositivos voadores, o Amazon Prime Air propõe uma entrega super-rápida para compras on-line. Já imaginou que fantástico comprar um produto e ele chegar na sua casa em menos de 30 minutos?

Fiscalizar áreas de desmatamento e reservas naturais

Um dispositivo pequeno que consegue ser discreto e ainda oferece imagens de alta resolução em tempo real ao seu operador é exatamente o que os agentes de fiscalização ambiental precisam para descobrir situações de desmatamento irregular. Ao invés de um helicóptero barulhento, caro e com limitações de pouso, os drones são uma solução muito melhor para a situação. A lei 16.380, aprovada no dia 31 de janeiro de 2017, autoriza o uso de drones para a fiscalização de áreas de preservação ambiental em São Paulo, indicando que os aparelhos logo serão utilizados para esse fim em todo o país.

Imagens aéreas

Filmagem de shows, manifestações, festas de rua, inspeções de obras e até mesmo prevenção de incêndios são alguns dos usos para os drones. A miniaturização das câmeras e o desenvolvimento de baterias com mais capacidade foram dois pontos cruciais para colocar pessoas comuns ainda mais perto da capacidade de grandes produtoras de conteúdo ou órgãos importantes. Novamente, ao invés de um helicóptero grande, barulhento e caríssimo, um equipamento de U$1,5 mil realiza um trabalho muitas vezes melhor que qualquer aeronave, justamente por ser pequeno e conseguir realizar voos em lugares que não são possíveis com helicópteros.

Usos na pecuária e agricultura

A produção de alimentos já se beneficia muito da tecnologia dos drones. Imagens aéreas providenciam dados para análise de plantação, qualidade do solo, demarcação de plantio e acompanhamento de pastagem. E, novamente, o preço mais baixo comparado a um helicóptero coloca nas mãos de mais pessoas a capacidade de análise que nem sempre seriam possíveis sem o dispositivo. Além disso, alguns drones conseguem pulverizar químicos nas plantações, substituindo os aviões-pulverizadores normalmente usados.

Transporte de pessoas

Diferente dos drones para outros usos, estes seriam bem maiores, quase como helicópteros, mas completamente autônomos. O Drone EHang 184, projetado por uma empresa chinesa, é capaz de realizar voos por até 23 minutos a uma velocidade máxima de 100 km/h carregando uma pessoa de até 100 kg. Caso o projeto realmente vá para frente, este seria o primeiro veículo aéreo autônomo, e tem a capacidade de mudar completamente a maneira como pensamos nosso sistema de transportes.

Competições

Como no caso de entusiastas da robótica e suas batalhas de robôs, também existem corridas de drones, mas os dispositivos são um pouco diferentes dos que normalmente vemos por aí fazendo filmagens ou inspeções. Mais leves e rápidos, porém mais barulhentos, os drones de corrida podem chegar a mais de 200 km/h e tem uma câmera que transmite imagens diretamente aos óculos especiais usados por quem o pilota.

Os óculos permitem ao operador controlar com muito mais precisão os movimentos do drone. Por serem rápidos e se afastarem muito durante as corridas, é necessário ter uma visão em primeira pessoa, o que dá a sensação de realmente estar voando. Esses aparelhos ainda enfrentam bastante resistência por conta da segurança e privacidade.

Mas e aí, gosta de tecnologia? Você sabia que o desenvolvimento e criação de drones envolvem muitos conceitos de robótica? O curso de robótica da People tem como objetivo ensinar você a programar as funções a fim de construir, gerenciar, controlar, mover e conduzir um robô. Quer saber mais? Então conheça o curso de Robótica da People e aprenda muito mais sobre a tecnologia dos robôs.