6 peças essenciais para fazer um projeto de robótica

Quando pensamos em robótica, é comum que as primeiras imagens que nos venham à cabeça sejam daqueles robôs enormes e cheios de funções, não é mesmo? Mas você sabia que é possível comprar diversas peças para que você mesmo possa começar um projeto de robótica? Neste texto, vamos te mostrar algumas delas. Confira!

Plataformas

Essas peças são fundamentais para iniciar a montagem do seu projeto. Elas são responsáveis pela sustentação e estruturação para os demais componentes do robô. As mais resistentes são as de metal, mas dependendo do tipo de projeto que você pretende elaborar, as de plástico também podem ser utilizadas.

Vigas

Assim como as plataformas, as vigas fazem parte do esqueleto do projeto, portanto têm função estrutural. No mercado, encontram-se vigas de diversos tamanhos e materiais. 

Conectores

Como o próprio nome sugere, essas peças são usadas para conectar componentes, por isso também é preciso lembrar delas na hora de planejar o seu projeto. Os conectores são pequenas chapas metálicas com furos para parafusar outras peças. Eles podem ser de diferentes tamanhos e formatos.

Engrenagem

As engrenagens são peças importantes para fazer o seu robô funcionar, independentemente da complexidade do projeto. Assim como as peças já citadas, as engrenagens também têm tamanhos e formatos diferentes, então é necessário fazer um bom planejamento antes de comprá-las.

Circuito Buzzer

Para a maioria dos projetos de robótica, o circuito Buzzer é usado para programar a parte eletrônica do equipamento. Nele são elaborados os comandos aos quais o seu robô responderá em determinadas situações.

Parafusos e porcas

Claro que não poderiam faltar essas peças básicas para você encaixar todas as outras e prendê-las nos componentes de sustentação. Sem elas o seu projeto não sai do papel.

Outras peças

Existem outros componentes importantes para a montagem de um robô, porém podem ser específicos para o tipo de equipamento que você deseja criar. Se o seu plano é fazer um pequeno carro, por exemplo, será importante comprar rodas e motor; já se deseja fabricar um avião, será necessário comprar as hélices e as turbinas.

Como você pôde notar, algumas peças são essenciais para a elaboração do seu projeto de robótica, portanto é preciso se planejar bem para não deixar faltar nenhum componente. Se você quer saber mais sobre robótica, continue lendo os textos aqui do nosso blog.

Os primeiros passos para criar um robô

5 conceitos de robôs que vão deixar você de boca aberta

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!