O que o meu filho vai aprender no curso de robótica?

Nós ouvimos falar bastante sobre a robótica por aí, não é mesmo? Sites de notícia, portais de tecnologia e até mesmo os jornais matinais são lugares em que esse tipo de informação circula constantemente. E não é para menos: essa é uma das áreas que mais avança no mundo atualmente.

Todo esse entusiasmo faz pais mais antenados se perguntarem sobre os benefícios que um curso de robótica pode trazer para seus filhos. E nós resolvemos dar uma mãozinha nisso tirando uma das dúvidas mais comuns. Vamos lá!

Quais áreas estão presentes no curso de robótica?

Como conta André Montanher, professor do curso de robótica da unidade People Limeira, “o curso é dividido em 3 áreas: mecânica, eletrônica e programação.”. E é preciso ter conhecimento nesses três objetos de estudo para trabalhar com robótica, já que a interdisciplinaridade é algo constante dentro do curso.

“A mecânica estuda o comportamento dos sistemas, como os de equilíbrio e movimento de corpos. A eletrônica estuda o uso de circuitos elétricos formados por componentes com o objetivo de armazenar, transmitir ou processar informações. Já a programação estuda o desenvolvimento de um programa para alcançar um objetivo específico.”, conta André.

O curso integra essas três áreas e permite que o aluno coloque a mão na massa e aprenda fazendo conceitos antes vistos somente na teoria do ensino regular. “Um dos objetivos principais do curso de robótica é desenvolver a ciência na prática, materializando o conhecimento adquirido na escola”, comenta o professor.

Quais as oportunidades para alunos que completarem o curso de robótica?

A robótica tem ganhado cada vez mais espaço ao sair do mercado industrial e também entrar no mercado consumidor. Diversas startups surgiram com projetos que uniam os três conceitos de robótica em produtos únicos, como robôs domésticos e dispositivos de Internet das Coisas.

É até mesmo difícil dizer com precisão qual será o emprego exato de um aluno que completar o curso de robótica e seguir na mesma área, afinal, as oportunidades são vastas e muito diversas. Os alunos podem trabalhar em startups com projetos de produtos inovadores, entrar para o ramo industrial e fazer parte dos avanços em produção ou até desenvolver sistemas autônomos, como carros que se dirigem sozinhos. Como diz André: “a robótica é a ciência do amanhã.”

Quais outros benefícios os alunos obtém do curso de robótica?

Além dos benefícios relacionados ao ensino regular, como o aprendizado de eletrônica, computação e até matemática, os alunos ainda têm a oportunidade de aprender muitas outras coisas. “Imaginação, planejamento, coordenação motora, trabalho em equipe, disciplina e paciência são algumas das habilidades desenvolvidas pelos alunos de robótica”, complementa André.

As atividades do curso estimulam a criatividade e o trabalho em equipe por lidarem principalmente com a resolução de problemas, portanto, descobrir novas soluções e pensar junto com os colegas é essencial para a realização de tudo.

Como já dissemos por aqui, os benefícios de um curso de robótica se estendem até mesmo à habilidade de escrita. A organização, pensamento lógico e coerência necessárias durante o processo de aprendizado da programação resultam em uma maior facilidade na hora de tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel.

Essas áreas encontram cada vez mais espaço no mundo atual e crescem incessantemente, e “em um futuro não muito distante, a robótica será uma área muito solicitada para empresas que desejam desenvolver de forma mais profunda suas tecnologias”, finaliza o professor. O aluno hoje matriculado em um curso de robótica se encontra em uma posição de destaque na jornada rumo ao sucesso profissional.

Robótica é na People!

Entre em uma das áreas de tecnologia que mais crescem no mercado! Seja um aluno People! Conheça nosso curso de robótica e esteja à frente das inovações no futuro!