iOS: confira a evolução desse sistema

Hoje em dia a maioria dos celulares tem o sistema operacional iOS ou o Android. Ano a ano os dois sistemas concorrem para ser o mais atualizado e moderno possível, e com isso muitas vezes é difícil acompanhar essas mudanças, não é mesmo? Neste texto vamos te mostrar a linha do tempo do iOS, sistema desenvolvido e utilizado pela Apple. Confira!

Os primeiros anos

O primeiro lançamento de celulares da Apple aconteceu em 2007, com um iPhone que tinha conexão 2G e aplicativos como Mail, Photos, Maps, Previsão do Tempo e Safari. A maior revolução que este aparelho trouxe ao mercado foi a função touch screen, ou seja, toda a navegação do smartphone passou a ser feita com o toque dos dedos na tela. O sistema operacional, na época, era chamado de iPhone OS, pois era exclusivamente usado nos celulares da marca.

Em 2008 a empresa atualizou o sistema operacional e ofereceu outros recursos aos usuários, como o aplicativo de GPS, opção de cópia e cola de texto, possibilidade de abrir anexos do Microsoft Office no e-mail e visualização da capacidade da bateria de forma percentual.

iOS 4 e grandes mudanças

Em 2010 a Apple apresentou ao mercado um modelo com câmera frontal e repaginou seus ícones no iPhone 4. Além disso, com a chegada recente do iPad, o sistema operacional foi rebatizado para iOS, já que também passou a ser usado no novo aparelho.

Um ano mais tarde veio o acesso remoto, capacidade de compartilhar internet com outros celulares e melhores definições dos vídeos gravados com o celular.

iOS 5 e a Siri

O lançamento do iOS 5, em 2012, apresentou a Siri ao mundo, uma assistente pessoal comandada pela voz e que prometia agilidade e facilidade aos usuários. No início a função estava disponível em poucos idiomas e suas funções não eram tão avançadas como conhecemos hoje.

A sequência de iOS 6 e 7 nos anos seguintes trouxe novos modelos de celulares e pequenas mudanças no sistema operacional.

Chegada o iCloud

2014 marcou a chegada da oitava versão do iOS. Com ele a Apple apresentou o conceito do iCloud, sistema de armazenamento de dados em nuvem, que permite ao usuário guardar fotos, vídeos, músicas e outros documentos na internet e ter fácil acesso a eles. Além disso desenvolveu ainda mais o sistema de interação com a Apple TV.

Novos recursos

De 2015 a 2019 as mudanças no sistema operacional giraram em torno do aperfeiçoamento de algumas funções, como a Apple Store, a Siri, a iMessage, etc. Nos smartphones, o reconhecimento facial para desbloquear o celular, a ausência do botão Home e o aumento na quantidade de câmeras foram as principais novidades.

Depois de conhecer um pouco mais sobre a evolução do iOS, onte-nos qual sistema operacional você prefere! Aproveite e veja estes outros textos do nosso blog.

As principais diferenças entre os sistemas iOS e Android

Quais são os apps mais baixados do mundo?

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!