Os 7 filmes obrigatórios para todo apaixonado por tecnologia

Além de entreter, o cinema ainda pode nos ensinar diversos conteúdos, como história, física, matemática e até tecnologia! Nesse sentido, há algumas obras que são indispensáveis para aqueles que se interessam pelo tema, e é isso que você verá no post de hoje. Então pegue sua pipoca e venha conferir 7 filmes que devem ser assistidos por todos os entusiastas das inovações!

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Nada melhor do que começar com um clássico! As mais de duas horas e meia podem até assustar um pouco de primeira, mas não há como não embarcar na viagem de Stanley Kubrick. O filme é pioneiro na forma de retratar o espaço, trazendo profundas discussões sobre a relação do homem com a tecnologia, além de explicar na prática diversos conceitos da física e da ciência. Tudo isso nos anos 1960, quando o mundo estava na alucinada corrida para saber quem iria pisar pela primeira vez na lua!

Matrix (1999)

Pulamos já para o final da década de 1990, com um filme que é quase uma doutrina para os fãs da tecnologia. Imagine que a nossa realidade é tudo parte de um programa de computador criado por mentes superiores. Bem louco, né? Matrix trouxe uma reflexão profunda como essa, que inclusive é uma teoria alimentada por cientistas e entusiastas até os dias de hoje!

O Homem Bicentenário (1999)

Figura presente nas sessões de domingo na televisão, o filme discute a tomada de consciência das máquinas, e o que é exatamente ser um robô. Além disso, também aborda as relações dos androides com questões tão humanas como a vida. O debate é bem profundo e atual, e parece até que foi escrito em 2018! É interessante pensar em como essas discussões já existem há bastante tempo.

Os Estagiários (2013)

A história é a seguinte: os dois personagens principais conseguem participar de um programa de estágio no Google! Só que eles não parecem tão ligados assim em tecnologia, deixando o choque de gerações da trama bem engraçado. Além da parte da comédia, o filme mostra um pouco do dia a dia em uma empresa conhecida pelo seu clima descolado e high tech. Com certeza o sonho de trabalho de muita gente!

Interestelar (2014)

Interestelar é uma emocionante viagem espacial que retrata uma face da tecnologia muito além dos computadores e smartphones. Com uma história envolvente, o filme discute o pioneirismo de pesquisas que buscam transferir a vida dos seres humanos para outros planetas. Além da fascinação pelas belas imagens do espaço, os conceitos científicos e teorias da física do filme vão te dar um verdadeiro nó no cérebro para entender tudo o que acontece!

O Jogo da Imitação (2014)

Agora, que tal um pouco de história? Esse filme estadunidense te leva de volta para o surgimento daquele que é considerado um dos primeiros computadores da humanidade. A máquina de Turing, como ficou conhecida, ajudou a Inglaterra e os aliados a vencerem importantes batalhas durante a Segunda Guerra Mundial. A trama não é totalmente fiel aos acontecimentos, mas já te dá uma boa noção dos primeiros passos que a tecnologia dava lá na década de 1940!

Ela (2014)

Parece que 2014 foi produtivo para o cinema, hein? Lançado no mesmo ano de outras tramas da lista, Ela se tornou uma das maiores referências sobre tecnologia dos últimos tempos, tudo isso por abordar o tema da inteligência artificial no cinema. O filme apresenta inovações que podem fazer parte das nossas vidas já nas próximas décadas, discutindo as relações homem-máquina e todos os impactos que a realidade virtual pode trazer para os seres humanos.

É possível perceber que a tecnologia é tema recorrente no cinema há muitos anos, sempre indo e voltando com assuntos novos e antigos. Isso é natural, pois as discussões sobre a inovação estão presentes na vida dos seres humanos, e os filmes são uma forma de canalizar as nossas dúvidas para a criação da arte! Continue no ritmo das telonas e confira outros posts da People sobre cinema:

Internet: como ver filmes completos no YouTube de maneira legal!

Os robôs mais legais da ficção

6 filmes e séries que anteciparam o futuro da tecnologia

Tecnologia é na People!

Gosta de tecnologia e quer ingressar na área? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!