Smartwatch: como o gadget pode influenciar o seu dia a dia?

Os smartwatches - ou relógios inteligentes, em tradução literal - são um dos gadgets que vêm ganhando espaço rapidamente no mercado tech internacional. Classificados como wearables, essa tecnologia chegou para facilitar ainda mais o dia a dia do seu usuário. Devido à conexão com a internet, os smartwatches se conectam com um smartphone, amplificando a usabilidade de alguns apps e permitindo que o usuário receba notificações de novas mensagens de texto, realize chamadas telefônicas, acompanhe um trajeto via GPS ou até mesmo receba atualizações instantâneas sobre seus batimentos cardíacos, por exemplo.

No entanto, apesar de tantas funcionalidades oferecidas, uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box pontua que apenas 10% dos internautas brasileiros são adeptos dessa tecnologia em seu dia a dia. Para ajudar você a talvez mudar de ideia sobre esse gadget - ou incentivá-lo a relembrar seus inúmeros benefícios -, nós contamos como ele pode tornar a sua rotina mais prática. Confira!

Se você curte exercícios físicos

Entre suas diversas funcionalidades, um dos maiores destaques do smartwatch é a sua capacidade de aferir índices corporais com extrema exatidão! Alguns modelos incluem sensores com ótima qualidade, uma característica que permite realizar a medição de batimentos cardíacos, afirmar quantos passos você deu ao longo de um mesmo dia, ou até mesmo calcular quantas calorias você gastou enquanto fazia  um exercício físico. Bacana, né?

E não pense que os benefícios acabam por aí. É possível vincular o seu app de músicas com o dispositivo e transformar o momento das suas atividades físicas em uma experiência mais revigorante, trocando as músicas ou as playlists por meio do seu smartwatch.

Se você precisa estar sempre atento às últimas notícias

Uma utilidade muito interessante do smartwatch é a possibilidade de o usuário configurar as notificações de sua preferência, recebendo instantaneamente na pequena tela todas as mensagens e e-mails que não podem passar batidos! Através de uma conexão bluetooth, o gadget ficará conectado com o smartphone e deixará o usuário atualizado sobre as notícias mais recentes sem tirar o celular do bolso. Vale ressaltar também que é possível habilitar as notificações de redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

Outro benefício interessante é a possibilidade de realizar chamadas ou enviar mensagens sem o uso direto do celular. Quando os dispositivos estiverem conectados, o usuário pode ligar para um contato da sua agenda, ou mesmo dar um comando de voz ao smartwatch, e garantir que ele envie uma mensagem específica para um determinado contato.

Se você é muito prático na hora de realizar uma compra

Alguns modelos de smartwatches trazem funcionalidades muito interessantes - principalmente para quem tem pressa! Você pode pesquisar um pouquinho e encontrar marcas que oferecem a opção de relógios extremamente inteligentes, capazes de autorizar transações de crédito e débito ao serem aproximados da máquina de cartão. Para isso, basta cadastrar os seus dados no aplicativo nativo do gadget e pronto! É só ir às compras.  

Se você está em movimento e usa muito o GPS

O GPS do seu smartphone já é muito útil, mas no caso de um smartwatch, ele pode ser ainda mais interessante! Muitos modelos trazem essa opção entre seus apps nativos e permitem que o usuário tenha sua rota ao alcance de seu pulso. O gadget também irá vibrar a cada nova indicação para traçar o caminho, ou seja, antes de virar à esquerda, o dispositivo pulsa e notifica de que em instantes o usuário deverá realizar uma nova ação, ajudando-o a se manter atento ao trajeto. O mesmo vale para quando o motorista sair da rota previamente estabelecida - o dispositivo irá vibrar e notificar o erro, atualizando o mapa na sequência.

E aí, percebeu como um smartwatch pode tornar o seu dia a dia ainda mais prático? Esse gadget é muito interessante quando bem configurado. Afinal, ele pode se transformar em um pequeno notifications center no seu pulso!

Se você curtiu esse texto, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

6 videogames que revolucionaram a indústria dos jogos

5 documentários que todo fã de tecnologia precisa assistir

1989 x 2019: como era o mundo 30 anos atrás?

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!