Tecnologias do dia a dia que você nem percebe que está usando

Uma pessoa de alguns anos atrás que tentasse imaginar como seria o mundo de hoje talvez não conseguiria descrever nem ao menos uma pequena parte das grandes mudanças que tivemos ao longo do tempo. Os avanços alcançados no século passado fizeram com que o nível de qualidade de vida ao redor do mundo melhorasse muito.

E apesar de estarmos cercados de tecnologia de ponta o tempo todo, estamos tão acostumados com as facilidades que alguns dispositivos tecnológicos nos trazem que simplesmente nos esquecemos de como a vida era antes deles. Pensando nisso, preparamos uma lista especial para lembrarmos de algumas tecnologias bastante presentes na nossa vida. Vamos lá!

Geladeira

Os primeiros refrigeradores domésticos só foram criados no início do século passado e revolucionaram áreas que vão bem além da cozinha. A possibilidade de manter alimentos frescos por mais tempo permitiu a comercialização de produtos perecíveis, ou seja, as compras podiam ser feitas com muito mais antecedência.

A tecnologia também alterou a medicina: as vacinas e medicamentos sensíveis podem ser conservados por muito mais tempo em refrigeradores, permitindo que cuidados médicos cheguem a regiões remotas e aumentem a qualidade de vida de toda uma população.

O transporte refrigerado também permitiu que diferentes regiões do planeta se especializassem na produção de alimentos que condizem com o clima e os recursos disponíveis, barateando muito o processo e oferecendo maior qualidade.

Máquina de lavar roupas

A máquina de lavar roupas é um grande exemplo de avanço tecnológico que mudou o funcionamento da vida moderna. A invenção reduziu significativamente o número de horas gastas com o trabalho doméstico, liberando tempo para outras atividades, como o lazer.

Os primeiros modelos comerciais das máquinas de lavar vieram somente após a chegada e popularização do motor elétrico, no começo do século 20. Desde então, a produção em larga escala liberou tempo para milhões de pessoas ao redor do mundo, aumentando a produtividade e diminuindo a quantidade de trabalho.

GPS

Criado inicialmente com propósitos militares pelo governo dos Estados Unidos, o Global Positioning System trouxe uma precisão de localização nunca antes vista na história da humanidade. A dependência de mapas, cartas náuticas, bússolas e outros instrumentos de localização agora ficam no passado.

Uma constelação gigantesca de satélites garante informações sobre latitude e longitude em qualquer lugar do planeta e em tempo real. O sistema deixou de fazer parte somente de aparelhos específicos e agora integra praticamente todos os celulares lançados.

Portas automáticas

Da próxima vez que você for a um shopping, tire um tempinho para apreciar a maravilha tecnológica que é a porta automática. Esse dispositivo presente no nosso dia a dia facilita a circulação de pessoas, ajuda na eficiência de sistemas de ar condicionado e ainda parece ter saído direto de um filme de ficção científica.

A primeira delas foi instalada em 1931, em um restaurante de Connecticut. A porta permitia o acesso entre a cozinha e o salão, facilitando a vida das garçonetes, que agora não precisavam se contorcer enquanto carregavam pratos, copos e bandejas. Incrível, não?

E aí, quais outras tecnologias do cotidiano você acha incrível? Conte para nós nos comentários!

Tecnologia é na People!

Gosta de tecnologia e quer ingressar na área? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!