CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

Como se comportar após a entrevista de emprego

Como se comportar após a entrevista de emprego

Ligar ou não ligar? Enviar e-mail ou ficar esperando? O que fazer para ser lembrado sem se tornar inconveniente?

postado 04 de nov de 2016

A entrevista terminou, você se despediu do recrutador e agora está iniciando aquela longa jornada de espera por um retorno, que pode durar um dia, uma semana ou um mês – quem sabe até mais. O que você deve ter em mente é que nem sempre o tempo do recrutador ou da empresa é o mesmo que o seu. Ele pode até saber que você está desempregado e precisa urgentemente de um trabalho, mas a empresa tem um planejamento que deve ser seguido.

Como não é possível forçar uma resposta antes do tempo, como você deve se comportar após uma entrevista de emprego? Ligar ou não ligar? Enviar e-mail ou ficar esperando? O que fazer para ser lembrado sem se tornar inconveniente?

Seja gentil e agradeça

A primeira atitude a tomar depois de uma entrevista de emprego é agradecer o entrevistador. No dia seguinte ou até dois dias depois do encontro, envie um e-mail agradecendo a oportunidade e colocando-se à disposição para quaisquer dúvidas que surgiram durante o processo de seleção. Caso você tenha esquecido de perguntar qual é o prazo para o retorno, é uma boa hora de fazê-lo.

Contate suas referências

Se você deixou alguns contatos de referência, ligue para cada um deles, explicando que um recrutador poderá entrar em contato, deixando-os preparados para responder ao que for solicitado. Vale lembrar que um retorno positivo é sempre bom, mas o recrutador sabe quando as considerações são forçadas demais. Por isso, alinhe com suas referências para que elas falem somente o necessário sobre o seu trabalho.

Seja seguro e espere

Se você tem um prazo definido de resposta, não adianta perguntar antes do prazo se o recrutador já tomou a decisão de contratação. Neste caso, o melhor é aguardar. Se já se passaram dois dias do prazo final e você não obteve nenhum retorno, envie um novo e-mail. Relembre a data em que realizou a entrevista, para qual cargo e pergunte se a empresa já finalizou o processo.

Feedback negativo, e agora?

Caso o retorno seja de que a empresa contratou outro profissional, não desanime. Procure saber porque você não foi o escolhido. Pergunte gentilmente ao recrutador quais foram os pontos negativos da sua entrevista, o que poderia ser melhorado e quais foram os critérios utilizados para a seleção. Jamais tente desqualificar a pessoa que foi contratada em seu lugar, pois isso demonstra falta de ética e maturidade.

Mantenha-se ativo nas buscas

Enquanto a resposta não vem, esqueça a ideia de ficar parado. O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo. O melhor a fazer é ocupar a cabeça buscando novas oportunidades, participando de outras entrevistas e construindo sua rede de contatos.

Retorno positivo de mais de uma empresa

Ser aprovado em mais de um processo seletivo é realmente gratificante. Mas você terá que optar por uma das empresas, o que não é nada fácil. O melhor a fazer neste caso é enviar um e-mail de agradecimento à empresa não escolhida e explicar brevemente que você está aceitando uma outra proposta, mais afinada com o seu perfil ou expectativas.

Prepare-se para o grande dia

Depois de ser selecionado ou selecionar a empresa à qual vai trabalhar, não fique parado. Procure conhecer mais a respeito do negócio, siga as páginas da empresa nas redes sociais, conecte-se com seu entrevistador e mantenha-se ligado nas novidades do segmento de mercado em que vai atuar. Um profissional preparado tem muito mais condições de contribuir para o sucesso da organização e ser reconhecido por isso.

Seja um aluno People!

Se você deseja conquistar o seu primeiro emprego, venha conhecer o nosso curso de Formação Profissional. Ele vai preparar você para o mercado de trabalho e ajudar na conquista do primeiro emprego. Venha para a People!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
©People. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
©People. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning