CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

O que é Arduino e como ele é fundamental para a robótica

O que é Arduino e como ele é fundamental para a robótica

Você conhece a placa Arduino? Conheça essa peça tão importante para o mundo da robótica!

postado 22 de jun de 2017

Todos nós conseguimos perceber mudanças cada vez mais velozes no mundo. Em menos de uma década, passamos dos computadores de mesa e ambientes conectados apenas através de cabos para uma rede mundial de dispositivos móveis, trocando informações constantemente. E é nesse contexto que revoluções como a Internet das Coisas e a popularização da robótica ganham cada vez mais espaço e mostram seu verdadeiro potencial de melhorar a qualidade de vida de todo mundo.

A velocidade de mudança nos deixa muitas vezes perdidos. A tecnologia avança mais rápido do que conseguimos acompanhar e, como cidadãos responsáveis, muitas vezes nos sentimos compelidos a fazer parte disso não somente como consumidores, mas também como agentes ativos. E a pequena placa eletrônica Arduino tornou acessível e simples mergulhar na tecnologia de cabeça, sem antes precisar aprender conceitos difíceis e abstratos. Criar robôs, luzes controladas remotamente, impressoras 3D, videogames, brinquedos, sistemas de alarme e milhares de outras coisas com Arduino é muito mais simples do que você pensa!

O que é Arduino?

Arduino é uma placa eletrônica projetada para ser usada em diversos lugares diferentes e sem muitas complicações. Seu design é completamente open-source, ou seja, qualquer um pode copiar, modificar e criar novos componentes baseados nele. De forma grosseira, pode-se dizer que o Arduino é um “pequeno computador” montado em uma única placa eletrônica.

Seu hardware e software juntam diversos componentes que facilitam o uso para pessoas que não são especialistas na área, além de dar as ferramentas necessárias para que elas sejam capazes de desenvolver projetos que envolvem eletrônica e robótica.

O espírito Maker e sua importância no mundo

O movimento Maker se trata de perceber que não precisamos de empresas criando todos os produtos e fazendo todos os serviços por nós, que temos autonomia suficiente para realizar coisas com nossas próprias mãos. Você quer uma caixa de correio física que te avise no smartphone quando a correspondência chega na sua casa? Faça uma. Você quer uma cafeteira programada para fazer café automaticamente com um simples toque em um aplicativo no seu celular? Faça uma. Você quer um sistema para encher a vasilha do seu cachorro sempre que ele ficar sem água? Faça uma.

Em um primeiro momento, ficamos paralisados ao nos imaginar criando coisas do tipo, pensamos que não somos capazes e que isso é um trabalho apenas para profissionais. Mostrar que isso não é verdade e que temos poder em nossas mãos para criar coisas que melhoram a vida das pessoas ao nosso redor é o objetivo principal do movimento Maker.

A robótica e a placa Arduino

Professor do curso de robótica da People Leme, Fábio Strazza aponta que “até pessoas que não possuem muito conhecimento sobre o assunto conseguem iniciar pequenos projetos e ir aprendendo aos poucos”. A utilização simples e custo baixo do Arduino permitem ao aluno usar a placa em projetos escolares ou próprios, desde um carrinho de controle remoto até um robô de batalha para competições.

Construir coisas por si só sem utilizar qualquer recurso eletrônico é bastante possível em muitos casos. Entretanto, com a ascensão dos computadores e da internet, a vontade de realizar projetos que envolviam sensores, placas de silício e uma certa quantidade de processamento trouxe a necessidade de alternativas mais baratas e acessíveis para hardware, entre elas o Arduino.

Essa placa foi responsável por ajudar a permear o espírito de “aprender fazendo” dentro de escolas e cursos, assim como na People. “O aluno tem contato com a placa logo no começo do curso de robótica. Ele aprende uma coisa diferente em cada aula, monta e programa um projeto que condiz com aquilo que ele acabou de aprender. Isto auxilia no aprendizado, já que ele vai ver na prática o funcionamento de diversos conceitos de elétrica e eletrônica”, afirma Strazza.

Descobrir que somos capazes de colocar a mão na massa para ver algo acontecer é essencial no mundo em que vivemos hoje. A área de robótica precisa de profissionais com essa mentalidade. Quem desenvolver estas habilidades desde cedo, ganha espaço não só ao preencher um requisito do mercado, mas também ao fortalecer um sentimento autodidata, auxiliando em todo o processo de aprendizagem no futuro.

Arduino, o empreendedorismo e a educação

Ao utilizar o Arduino, os alunos do curso de robótica da People desenvolvem habilidades relacionadas a lógica, programação, elétrica, eletrônica, trabalho em equipe, organização, internet das coisas e automação, de forma completamente natural e livre.

Desenvolver projetos e enxergar o fruto de seu esforço transformando-se em algo concreto, como um pequeno robô se movimentando livremente, um display feito apenas com LEDs mostrando uma imagem ou um protótipo de semáforo de 3 fases funcionando perfeitamente, trazem sentimentos de realização muito benéficos, que encorajam quem os realiza a aprender cada vez mais.

Além disso, o conhecimento adquirido por um aluno no curso reforça o espírito empreendedor. Por ser muito barata e de fácil utilização, a placa é utilizada em diversas startups na criação de protótipos de produtos eletrônicos. Uma ideia pode virar um produto concreto rapidamente com Arduino.

Os maiores benefícios da aprendizagem com Arduino

“Quem estudar robótica estará mais preparado para atuar no mercado de trabalho. A tecnologia está em constante crescimento, e aqueles que não a estiverem acompanhando podem acabar ficando para trás na hora de buscar vagas no mercado”, afirma o professor.

Programação já não é mais assunto apenas de cientistas da computação. Variáveis, operadores e expressões condicionais passaram a ser parte de praticamente todas as áreas. Saber escrever códigos ou, no mínimo, entender o suficiente para se comunicar com pessoas da área, é imprescindível para garantir seu lugar no mercado de trabalho.

Como Carl Sagan, um dos maiores divulgadores científicos do século 21, disse: “vivemos em uma sociedade intensamente dependente da ciência e tecnologia, em que quase ninguém sabe algo sobre ciência e tecnologia”. Aprender robótica não precisa necessariamente se refletir em uma carreira na área de tecnologia, mas trará benefícios carregados pelo resto da vida.

Tome controle do seu futuro, venha para a People e tenha uma das experiências educacionais mais enriquecedoras da sua vida! Confira nosso curso de robótica e esteja preparado para um novo mundo.

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

©People. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
©People. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
©People. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning