7 profissões que nasceram na era digital

Era digital, também chamada de era da informação, é como se chama o período em que o mundo passou a habitar o ciberespaço, ou seja, quando os processos de adquirir informação passaram a acontecer por intermédio da informática e da internet. E assim, com uma sociedade imersa nas novas formas de comunicação, as relações humanas sofreram enorme influência da tecnologia e novas necessidades surgiram para o mercado de trabalho.

Diversas profissões nasceram ao longo da era digital, como consequência das inovações tecnológicas que passaram a fazer parte da lógica do mercado. Uma nova demanda de profissionais capacitados se iniciava, que pudessem trabalhar com as novas ferramentas e meios de comunicação disponíveis. A People listou 7 profissões que nasceram na era digital para inspirar você a trazer a sua carreira para o futuro. Confira:  

Analista de Marketing Digital

O Analista de Marketing Digital é o profissional que desenvolve ações de marketing por meio de ferramentas on-line. Ele coordena o relacionamento com o cliente, cria e executa estratégias de comunicação através de meios digitais, como as redes sociais, e-mail e blogs, além de analisar resultados das ações produzidas e acompanhar as tendências de mercado da área.

Redator de conteúdo on-line

O Redator de Conteúdo é quem produz o conteúdo a ser publicado nos espaços on-line de uma marca. Ele faz parte de uma estratégia chamada de Marketing de Conteúdo, ou seja, quando uma marca utiliza o próprio site ou redes sociais para informar e engajar os seus clientes ou clientes em potencial, de modo a criar uma percepção positiva da marca e não só “vender” os próprios produtos. O redator pode produzir textos para blogs, posts para uma página de rede social ou até newsletters sobre assuntos afins à proposta da marca.

Analista de SEO

SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização de ferramentas de busca. Assim, o Analista de SEO é responsável por otimizar o conteúdo de páginas e sites para que melhorem o seu posicionamento nas ferramentas de busca mais utilizadas, como Google, Bing e Yahoo. Esse profissional vai analisar o comportamento do cliente ao buscar por um determinado assunto, entendendo quais palavras são chave nessa busca e devem estar presentes nas páginas que ele pretende otimizar.

Social Media

O profissional de Social Media também trabalha com o Marketing de Conteúdo. Ele cria e aplica estratégias de comunicação por meio de mídias sociais, procurando engajar clientes em potencial e construindo uma persona para a marca através do conteúdo compartilhado nessas ferramentas. O social media ainda estuda e analisa as métricas de resultado nas redes sociais, além de gerenciar o orçamento de posts da página.

Web designer

O web designer é o profissional responsável por projetar e desenhar websites, sistemas e aplicativos web. Ele desenvolve a interface do site, ou seja, a sua aparência, com o objetivo de deixá-lo o mais simples e fácil possível para o usuário.

Analista de Big Data

O profissional analista de big data é aquele que analisa tendências de mercado para uma determinada empresa. Faz parte de seu trabalho estudar o comportamento do consumidor e as suas expectativas, através da análise de grandes volumes de dados, estruturados ou não-estruturados, por softwares de alto desempenho. O objetivo é realizar previsões mercadológicas para a empresa a partir destes dados, “traduzindo-os” de forma que o restante da equipe possa compreender e trabalhar com base nas previsões.

Desenvolvedor de aplicativos para smartphones

O desenvolvedor de aplicativos para smartphones é, como o nome já diz, um profissional responsável por desenvolver e tornar acessíveis aplicativos para celulares de modelo smartphone. Ele precisa dominar a linguagem de programação adequada ao app que será criado e o sistema operacional em que ele irá funcionar, podendo prestar serviços para diferentes empresas ou atuar em projetos de autoria própria.

Não faltam opções para crescer profissionalmente na era digital, não é? Qualifique-se com os cursos profissionalizantes da People e dê o primeiro passo para conquistar a profissão dos seus sonhos! Cadastre-se no site e receba um desconto especial na matrícula.