CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

5 estratégias para fazer seu filho aproveitar melhor o tempo

Está com problemas em administrar o tempo do seu filho? Veja algumas dicas!

postado 29 de mai de 2018

Organizar o tempo dos filhos não é uma missão tão simples quando colocada em prática. É a escola, as lições, as brincadeiras, as atividades extracurriculares e por aí vai. É necessário preparar muito bem todos os afazeres para que nada fique de fora e que, acima de tudo, seu filho continue cumprindo seu papel como criança. Trouxemos algumas dicas para te ajudar nesse desafio. Confira!

Estabeleça uma rotina diária

A rotina é uma das formas de proporcionar o sentimento de estabilidade e segurança às crianças. Quando se tem contato com afazeres definidos durante o dia, além de se desenvolver noção de espaço e tempo, é também uma maneira de fazê-las se sentirem confortáveis e acolhidas. Uma rotina desestruturada pode ser sinônimo de estresse para o seu filho, portanto esteja disposto a planejar uma.

Defina prioridades

Como já mencionado, a rotina é algo considerado de extrema importância para as crianças, mas também é preciso estabelecer prioridades. Os horários de refeição, escola e outros que você considerar importantes devem ser enfatizados como prioridade da criança.

É normal que, com a enorme quantidade de tarefas para se fazer, algo fique para trás, porém tente organizar o tempo do seu filho de acordo com as mais importantes para o crescimento e desenvolvimento dele. É relevante ressaltar que os horários de diversão e entretenimento da criança não podem ficar de fora: também é preciso um tempo para relaxar e equilibrar todas as obrigações.

Monte uma agenda

O senso de responsabilidade e obrigação com seus deveres pode ser estabelecido de uma forma bem simples por meio de uma agenda. Diretamente ligada à questão da rotina, montar uma agenda é uma forma visual do seu filho entender quais são e quando deverão ser executadas determinadas tarefas. Dependendo da idade da criança, é válido montar um material interativo e colorido para que chame bastante a atenção dela.

Hábitos de planejamento

Outra forma de ajudar o seu filho a aproveitar melhor o tempo é ajudá-lo a criar hábitos de planejamento. É comum que haja expectativa no futuro das crianças, e pessoas organizadas tendem a ter melhores resultados, por isso esse treinamento precisa começar desde cedo. Entender as necessidades e os benefícios de cumprir as tarefas propostas é uma maneira de que seu filho cumpra os prazos estabelecidos. É importante conversar com a criança e, junto com ela, planejar o que deve ser cumprido.

Tempo para brincadeira

Desde muito cedo há o sentimento de querer fugir das responsabilidades. Quando horários e metas são estabelecidos para a criança, é muito mais fácil ela aceitar que precisa realizar tais tarefas antes de se divertir. Toda criança necessita de uma válvula de escape nas brincadeiras, portanto encaixe um horário para que ela tenha noção da importância da realização das suas obrigações, prioritárias ou não. Quando esse momento é pré-definido, é possível ter um aproveitamento muito melhor do tempo.

Organizar o tempo do seu filho é importante não só para que ele possa aproveitar todas as atividades, mas também para criar desde cedo o senso de responsabilidade e obrigação nele. São pequenas atitudes que podem te ajudar nessa missão.

Traga seu filho para a People!

Quer ver seu filho manter o interesse nas aulas? Traga-o para uma aula experimental do curso de robótica. Encontre a People mais próxima de você e aproveite!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu