CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

Como manter as crianças seguras na internet

Sabemos que esse assunto te preocupa, então respire fundo e confira as nossas dicas!

postado 05 de abr de 2018

A internet trouxe um novo desafio aos pais do século 21: como educar os filhos digitalmente. A questão é recente, já que as primeiras gerações que precisam que lidar com a tecnologia desde muito cedo são as que atingiram a adolescência agora. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa empreitada.

Entenda sobre o assunto

É comum os pais terem dificuldade em lidar com as novas tecnologias, mas entenda que para orientar bem os filhos é preciso saber como a internet funciona e também interagir com ela. Fique de olho nas redes sociais do momento, quais são os aplicativos mais utilizados, os vídeos mais assistidos e os famosos que seus filhos acompanham.

Decida o momento certo

Os seus filhos terão acesso à internet desde muito novos e é difícil impedir isso, todavia os pais precisam decidir qual o momento certo para dar um aparelho próprio a eles. Até uma certa idade, a criança pode usar um tablet oferecido pelos pais para assistir vídeos e desenho animado, por exemplo. Assim é possível controlar totalmente o uso para os mais pequeninos.

Controle o tempo de uso

O controle do uso da internet já foi mais fácil na era em que os computadores ficavam na sala da família. Hoje em dia é mais complicado, já que os dispositivos móveis são as principais fontes de acesso. Ainda assim, é possível estabelecer certos limites, principalmente para os mais novos. Observe o tempo que seus filhos passam conectados e, ao invés de proibir, sugira outras atividades, como assistir a filmes em família, ir ao cinema ou praticar esportes.

Utilize sistemas de bloqueio

A maioria dos sistemas de tablets e smartphones funciona com o bloqueio de sites ou palavras consideradas inapropriadas. Por mais que seja difícil controlar as redes sociais, essas medidas ainda funcionam bem, impedindo o acesso a páginas mais perigosas ou indesejadas.

Esses recursos são recomendados para as crianças mais novas, que ainda não têm a noção dos perigos que enfrentam na internet. Procure qual mais se adequa às suas necessidades e utilize-o.

Eduque digitalmente

Com os adolescentes a abordagem é diferente. Como eles não estão mais com os pais em grande parte do tempo e já vivem um contato social mais intenso, o caminho é a educação. Da mesma maneira que você educa seus filhos sobre outros assuntos, procure orientá-los sobre a tecnologia. Separamos algumas orientações importantes:

Cuidado com as redes sociais

As redes sociais não são muito indicadas para crianças muito novas,portanto encontre o momento mais propício para liberar o acesso a elas e não se esqueça de orientá-las sobre os cuidados que devem ter.

Não compartilhe tudo

Explique como é importante manter a privacidade onlinee não expor fotos muito pessoais, endereços ou rotinas diárias.

Não confie em estranhos

Assim como no mundo real, ensine os seus filhos a não ter contato com pessoas que eles desconhecem.

Não acredite em tudo o que ver na internet

A internet é cheia de armadilhas e as crianças precisam saber disso. Mostre que não se pode confiar em qualquer promessa e que compras ou cadastros devem ser feitos somente com a consulta dos pais.

Respeite as pessoas

O anonimato da rede permite que as pessoas ajam de maneira desrespeitosa e agressiva. Ensine os seus filhos que é importante respeitar os outros e ser gentil, mesmo no mundo virtual.

Tecnologia é na People!

Gosta de tecnologia e quer ingressar na área? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu