Os hábitos essenciais para estimular sua criatividade

A criatividade é uma habilidade muito desejada por qualquer profissional. Porém, como muitas pessoas acreditam, ela não precisa ser necessariamente um dom ou privilégio de poucas pessoas: é possível desenvolver a criatividade por meio da busca por novas informações, pelo estímulo à sua sensibilidade e percepção em relação ao mundo que o rodeia, seja no campo profissional, pessoal ou artístico.

Mas o que é criatividade? Segundo a definição do dicionário, criatividade é a “capacidade de inventar, de criar e de compor a partir da imaginação.” Na verdade, há inúmeras definições e abordagens sobre o conceito, mas é certo que a criatividade surge quando conseguimos escapar do raciocínio lógico sequencial. Ou seja, ela acontece sempre que tentamos escapar do óbvio e exercitamos abordagens alternativas, diferentes das que costumamos fazer no dia a dia, na repetição de tarefas, na preguiça de pensar em algo novo.

Como estimular a criatividade

A boa notícia é que você pode encontrar formas de como desenvolver a criatividade implementando algumas práticas no seu cotidiano e em seus processos de decisão. A inspiração, aquele “click” que dá na cabeça da gente, pode começar a surgir com mais frequência se indicamos à nossa mente que ela está livre para se permitir. Confira estas dicas da People que você pode incorporar para desenvolver o seu potencial:

Permita-se errar

Normalmente, o que diferencia uma ideia original de uma ideia comum pode ser um pequeno detalhe. O erro serve para mostrar o que não funciona, e errar requer muita dedicação. Estamos acostumados a tentar fazer logo o que funciona e nem sempre o que funciona é o mais criativo. Então invente, ouse, tente coisas novas e veja como esse processo deriva em alternativas originais.

Divirta-se

Nem sempre a rotina de trabalho dá margem para brincadeiras. Mas é exatamente aí onde reside uma potencial janela criativa. As brincadeiras são ótimas descontrações e estes momentos podem ser o que faltava para acionar o gatilho das novas ideias. Quando fazemos uma piada com algo, estamos exercitando a capacidade de associar uma ideia divertida e nem sempre óbvia a algum acontecimento, e isso é criatividade pura.

Exercite o ócio

Pode parecer brincadeira, mas tirar um tempo para não fazer nada é uma excelente forma de estimular a sua criatividade. Quando estamos muito focados em uma atividade, nossa mente costuma descartar o que acredita que não seja necessário e acaba perdendo “chances”. Durante o ócio, seguimos trabalhando na ideia sem perceber e estabelecemos conexões multidisciplinares que não faríamos em momentos de muita concentração.

Atente-se para os detalhes e insights

Sabe aquela ideia que você teve do nada e acabou descartando por achar que não tinha nada a ver? Talvez ela não seja tão sem sentido assim e pode ser a ponta do iceberg da sua criatividade. Anote o conceito e siga desenvolvendo: se você pensou nisso, é porque algo de valor pode estar contido nesse pensamento.

Não espere

Não fique só pensando, faça acontecer. Não é necessário pressa para terminar, mas é preciso começar seus projetos. É do processo inicial que surgem novas ideias, relações, problemas e soluções. Quando você começa uma atividade, vai encontrar dificuldades pontuais que servirão como pontos de reflexão e associação de conceitos. Dê forma às suas ideias e realize suas ambições.

Capacite-se com a People!

Comece já a complementar suas habilidades. Confira todas as qualificações da People e aumente suas chances no mercado de trabalho!