6 filmes e séries que anteciparam o futuro da tecnologia

A indústria do entretenimento adora fazer predições. Misturando diferentes tecnologias e conceitos já existentes, filmes, séries e desenhos trazem novos dispositivos tecnológicos que deixam qualquer um com vontade de tê-los. E para nossa sorte, alguns deles realmente encontraram seu caminho e foram produzidos e comercializados. Vamos conferir alguns?

Carros que se dirigem sozinhos – Eu, Robô

Carros que se dirigem sozinhos como os que estão presentes no filme “Eu, Robô” já não são mais exclusividade da ficção científica, e por muito tempo acreditou-se que eles demorariam muito para chegar ao mundo real. Mas tudo mudou!

Carros comercializados hoje possuem sistemas de direção autônoma, como o Model S da Tesla Motors. Sim, ainda é preciso ter uma pessoa atrás do volante para tomar controle da situação quando necessário, e dormir ao longo de uma viagem não é uma opção, mas estamos bem próximos de carros 100% automatizados que nos levarão de um ponto a outro sem precisarmos nem ao menos tocar nos controles.

Robôs domésticos – Os Jetsons

Quem nunca quis ter um robô para limpar a sujeira automaticamente, não é mesmo? Isso também se tornou realidade e já é possível comprar robôs que aspiram a casa e lustram o chão! Apesar de não possuírem aspecto humanoide, como a robô de Os Jetsons, eles não ficam para trás em nada quando se trata de limpar o chão, e podem ser programados para deixar a casa brilhando todos os dias! Incrível, não?

Tradutor universal em tempo real – Star Trek

Anunciado recentemente pela Google, o Pixel Bud, o fone de ouvido bluetooth com tradução simultânea, começará a ser comercializado neste ano no mundo todo. No melhor estilo Star Trek, basta colocá-lo e você consegue ouvir as frases ditas em outro idioma traduzidas automaticamente. Para falar, você pode utilizar seu celular, que traduzirá o que você disser automaticamente por meio dos alto-falantes.

Realidade virtual – Matrix

Apesar de ainda não estarmos no nível de realidade virtual presente em Matrix, em que é possível confundir a realidade com o mundo digital, a tecnologia já chegou a níveis bem impressionantes. Hoje é possível comprar um capacete de realidade virtual para Playstation 4 e jogar jogos que simulam ambientes em primeira pessoa. Até alguns smartphones estão preparados para lidar com a tecnologia com a ajuda de lentes, que podem ser compradas por preços acessíveis.

Tênis que se amarram sozinhos – De Volta Para o Futuro

Os filmes de “De Volta Para o Futuro” imaginaram alguns dispositivos do dia a dia bem interessantes, como jaquetas que se ajustam sozinhas, câmeras portáteis e o famoso hoverboard. Mas um deles chamou a atenção e já se tornou realidade: o tênis que se amarra sozinho. Pode parecer uma tecnologia simples, mas miniaturizar todo o sistema sem comprometer o conforto para os pés era praticamente impossível alguns anos atrás.

Assistentes pessoais – Homem de Ferro

Quem nunca quis ter um J.A.R.V.I.S? Ter um assistente pessoal virtual já não é mais coisa de ficção científica. É possível comprar dispositivos como Google Home e Amazon Echo, que possuem assistentes pessoais integrados com milhares de funções diferentes. Cuidar da sua agenda, controlar as luzes da casa, tocar música e responder perguntas gerais são apenas alguns exemplos das muitas funcionalidades desses dispositivos.

Qual outra tecnologia da ficção você acha que deveria ser criada? Conte para nós nos comentários!

Venha para a People!

Torne-se um profissional completo! Não perca tempo e conheça agora os cursos da People. Estamos esperando por você!