Como fazer planilha de gastos no Excel

Quando chega o fim do mês, todo mundo diz o famoso ditado “sobra mês para pouco dinheiro” e normalmente muita gente fica nessa situação por não saber controlar os gastos e também por não saber qual caminho seu dinheiro está levando. Se você está preocupado com a “saúde” da sua conta bancária, a People dá dicas de como fazer uma planilha de gastos no Excel para você se organizar melhor e ajudar a salvar seu dinheiro de gastos desnecessários e chegar no fim do mês com a conta no azul.

PASSO 1

O primeiro passo para montar sua planilha de gastos no Excel é listar todos os seus gastos fixos do mês. No exemplo abaixo você pode ver que fizemos uma coluna para contas e outras três colunas com os meses onde serão colocados os valores de cada despesa. Assim, de forma simples, as criamos clicando em cada célula e colocando as contas e valores respectivos.

Criamos também uma coluna para inserirmos o Total dos seus gastos fixos, outra com o seu Salário e uma de Situação que irá te mostrar se sobrou ou não dinheiro após os pagamentos das contas.

Isso te ajudará a visualizar onde está gastando mais.

Após inserir os valores, você verá que falta o R$. Para adicioná-lo, basta selecionar as células dos valores e clicar no ícone Formato de número de contabilização, que está circulado em vermelho na figura, no alto da barra de ferramentas à direita.

Colocar número contábil

PASSO 2

Para você fazer a soma e saber qual o seu gasto mensal é só selecionar a célula de determinado mês na linha de Total de Contas colocar sinal de igual =, escrever SOMA, abrir parênteses e escrever a letra da coluna com o número do primeiro valor B2, colocar dois pontos(:) e acrescentar a última linha de valor, no caso, B11. Ao fazer isso, selecione todas as células com os valores dessa coluna. Assim ficará =SOMA(B2:B11) como mostra no exemplo abaixo. Ao apertar a tecla ENTER aparecerá o seu gasto total.

Soma dos gastos

PASSO 3

Nesse terceiro passo faremos o cálculo da Situação, ou seja, nele vamos ver se com o valor dos seus gastos fixos mais o que você ganha, está sobrando ou faltando dinheiro. Para calcular, selecione a célula de Situação e coloque a seguinte fórmula =B14-B12, que corresponde à coluna e número do Salário menos coluna e número do Total de Contas.

Situação

PASSO 4

Se você quiser ter uma média de gastos de determinada conta, a fórmula também é simples. Basta clicar na célula da coluna de Média que você irá criar e colocar a fórmula =MÉDIA(B2:D2), que correspondem aos valores dos meses de abril a junho da conta de água. Para as outras contas, siga a mesma fórmula.

Média de gastos

RESULTADO FINAL

No exemplo abaixo você pode ver a tabela completa e analisar que no mês de maio a pessoa chegou a ficar no negativo, isso ajudará a ter consciência de onde está gastando mais ou menos, quais gastos podem ser cortados ou não.

Resultado final

Viu como é simples fazer uma planilha de gastos no Excel! Faça você a sua de acordo com seus gastos domésticos e tenha mais controle das suas economias.

Quer aprender mais e ter mais know-how em Excel? Venha para a People e faça o curso de Expert em Excel. Cadastre-se e ganhe um desconto especial.