5 dicas para aprender inglês no dia a dia

Se você se lembrar dos seus tempos de escola, vai perceber que você conseguiu aprender muito mais rápido quando isso também envolveu diversão. E com o aprendizado de uma outra língua, isso não pode ser diferente: hoje em dia, saber falar, ouvir, ler e escrever em inglês é fundamental para conseguir ter um bom entendimento do mundo moderno e ter melhores oportunidades na vida.

Por isso, se o seu objetivo é aprender inglês, temos algumas dicas práticas para que você consiga treinar essas 4 habilidades no seu dia a dia e de forma divertida, que não vai nem parecer que você está estudando. Veja só:

Ouça músicas em inglês

Essa dica pode parecer batida, mas é a mais eficiente e prazerosa no aprendizado de uma nova língua. Por isso, onde quer que você esteja, leve sempre com você um aparelho para ficar escutando música em inglês. Para que você tire o melhor proveito, leia a letra tanto em inglês como em português e tente imitar a pronúncia das palavras. Quanto mais você ir treinando o seu ouvido, mais fácil será para você entender quando um nativo está falando inglês.

Leia sites de notícias em inglês

Para que você aprenda a gramática mais utilizada no dia a dia, acesse os principais sites internacionais de notícias. No começo pode não ser muito fácil, mas com a ajuda de tradutores on-line e dicionários, você vai pegando a ideia geral do artigo. Tenha o hábito de ler um artigo por dia para manter um ritmo de estudos.

Arrume um keypal

Um keypal é um amigo nativo que se comunica em inglês com você com o objetivo de ajudá-lo a aprender o novo idioma. Existem sites em que você pode se cadastrar e encontrar esses amigos, mas você também pode encontrá-los pelas redes sociais.

O importante é que esse amigo fale inglês e que vocês troquem mensagens com frequência. Dessa maneira, você cria o hábito de ler e escrever em inglês, e isso vai se tornando mais fácil em sua vida.

Siga perfis de pessoas que falem inglês nativo

Quais são os seus interesses? Se você gosta de carros, por exemplo, ao invés de assistir a vídeos no YouTube e ouvir podcast de um canal brasileiro, por que não procurar um canal americano que fale sobre isso? Se você gosta de maquiagem, aprenda mais sobre isso com canais de gringos. Quando você já tem interesse e conhecimento no assunto, fica muito mais fácil enfrentar a barreira da língua.

Falar com você mesmo em inglês

Esse exercício parece meio maluco, mas funciona. Você pode começar com frases simples, tais como I hope I have a good day, “eu espero que eu tenha um bom dia” ou pensar também sobre o que você fez durante o dia. Quando você constrói esses discursos na sua cabeça e eles são “memorizados” e aprendidos, fica muito mais fácil você reproduzi-los quando você precisar falar em inglês em uma situação real.

Se você seguir essas 5 dicas, o seu aprendizado da língua vai ficar muito mais fácil e você vai conseguir inserir de verdade o inglês no dia a dia. Mesmo estudando sozinho, é também fundamental buscar um bom curso de inglês para te dar a base necessária e contar também com o apoio de um bom professor para tirar a suas dúvidas.

Conheça os cursos de inglês da People e esteja preparado para tudo o que o mundo tem para oferecer.