Como funciona o QR-Code?

Você já deve ter visto o QR-Code por aí em ingressos, tickets, folhetos e até mesmo em cartazes nas ruas. É só apontar a câmera do smartphone para esse código que você consegue ter acesso a uma grande quantidade de dados facilmente. Mas você já parou para pensar como ele realmente funciona?

Quando surgiu o QR-Code?

O QR-Code foi uma invenção da empresa Denso-Wave em 1994, com o objetivo de catalogar peças de carros em uma linha de produção. A sigla abreviada se refere ao termo Quick Response, ou “resposta rápida” em português. Em 2003, o código QR-Code começou a ser disseminado, já que as câmeras de tecnologia VGS dos celulares conseguiam ler e interpretar a imagem.

Qual a diferença entre o código de barras e o QR-Code?

A diferença está na representação gráfica dos dois. O tradicional código de barras é composto por linhas pretas e brancas em uma sequência horizontal, lido somente por um scanner que emita um raio vermelho. Após a leitura pelo scanner, os números que representam o código são transferidos para o computador, que os reconhece por meio de seu cadastro no banco de dados.

Já o QR-Code é formado por pequenos quadrados pretos e brancos em uma sequência tanto horizontal quanto vertical. Ou seja, o QR-Code é bidimensional, com alta capacidade de armazenamento de dados e pode ser reconhecido pela câmera dos aparelhos celulares.

Quais são os tipos de código 2D?

QR-Code: amplamente utilizado no meio publicitário, como em revistas e embalagens de produtos. É capaz de armazenar até 7 mil caracteres e transformar em código números de telefone, e-mails, textos, URL, dentre outros.

Data Matrix: código comum às indústrias, é conhecido pela sua capacidade de armazenar dados em um microespaço. Pode ser encontrado em componentes eletrônicos.

PDF147: embora não seja compacto como os anteriores, esse código 2D possui uma das maiores capacidades de gravação de dados. O PDF147 é comumente utilizado em ambientes governamentais e de logística.

AZTEC: resistente, esse código bidimensional possui facilidade na leitura de dados e se adequa a baixas resoluções. Pode ser visto em bilhetes de companhias aéreas, tickets e outros.

Como gerar um QR-Code?

Qualquer um consegue gerar o próprio QR-Code, pois ele não possui patente pela Denso-Wave. Para isso, acesse este site e digite um texto, número, SMS ou link que desejar. Fizemos um para que você descubra o que está escrito! Abra um aplicativo leitor de QR-Code e aponte sua câmera para a imagem abaixo!

Venha para a People!

O curso de robótica da People traz todo o conhecimento para você começar a criar seus próprios projetos e a partir deles aprender praticamente qualquer coisa. Cadastre-se e ganhe um desconto especial!