O que fazer quando não souber falar uma palavra em inglês

Você se lembra da cara que Joey, da série Friends, faz quando está confuso com alguma coisa? Isso acontece quase o tempo todo, e podemos comparar essa situação esquisita com o momento em que não entendemos o que uma pessoa fluente em inglês fala!

Quando uma palavra some da memória e não há nada que a faça voltar, ainda existe solução! Para te auxiliar no momento em que faltar alguma coisa para completar a frase, a People vai te ensinar as técnicas para driblar a situação. Confira:

Lembre-se de anotar o assunto para pesquisar depois

Sabe aquele ditado de que “aprendemos com os nossos erros”? Então, normalmente quando não entendemos um assunto ou o que nos dizem na hora, a cena nos atormenta por um tempão. Para acabar com essa dúvida de vez, a melhor coisa a se fazer é chegar em casa e pesquisar sobre o que foi dito. Sempre temos aquele amigo que manda bem no inglês a quem podemos recorrer também!

Pense em outras palavras

Ficar enrolando para lembrar a palavra perfeita na frase só vai dificultar o seu papo com a pessoa. A melhor coisa a se fazer é tentar explicá-la ou buscar sinônimos. Por exemplo, se você não souber como se diz a palavra bakery (padaria), tente trocar por a place where they sell bread, doughnuts, muffins and cupcakes, que significa “um lugar onde se vendem pães, rosquinhas e bolinhos.”

Baixe um aplicativo de tradução

Assim que sair para passear em um país de língua inglesa, deixe seu celular com o aplicativo preparado para traduzir tudo que precisar! O Google Translate permite até mesmo uma tradução simultânea através de áudio, mas você terá que ter um pouco de paciência com sua precisão. Pelo menos as palavras escritas nas ruas e em restaurantes não vão passar em branco!

Explique a palavra pedindo ajuda a quem está conversando com você

Não sinta vergonha de pedir ajuda. Mímicas e explicações são muito bem-vindas quando precisamos nos virar em outro lugar, não é mesmo? Existem algumas frases para você explicar à outra pessoa o que você está procurando exatamente, e vamos te mostrar agora:

1) Frases simples para você explicar sua situação

I’m Brazilian and I don’t speak English. Sou brasileiro e não falo inglês.

Can you speak slowly, please? – Você pode falar um pouco mais devagar, por favor?

I don’t know exactly how to explain it, could you help me? Eu não sei muito bem como explicar, você poderia me ajudar?

2) Frases para chegar no assunto que deseja

a) O que é?

It’s kind of…- É um tipo de…

It’s a food that... É um alimento que…

It’s an object that… - É um objeto que...

b) Como é?

It’s small/big. – É pequeno/grande.

It’s sweet/spicy/salty. – É doce/apimentado/salgado.

It’s transparent/colorful. – É transparente/colorido.

c) Para que serve?

It’s used to... – É usado para…

It helps you to... – Isso te ajuda a…

You can use it to… - Você pode usar para…

Crie um grupo on-line só para conversar em inglês

Além de você, com certeza no seu grupo de amigos deve ter aquele colega cheio de dúvidas. Juntem-se para criar um grupo nas redes sociais para compartilhar coisas legais a respeito da língua! Novas músicas, textos, vídeos e memes são as coisas que mais aparecem no feed do Facebook, que tal aprender inglês com elas?

Pensando nessas dicas, você com certeza terá uma experiência mais confortável ao visitar algum país desconhecido ou ao conversar com alguém que não fala português! Mas além de estudar esses assuntos, não há nada mais eficaz que um bom curso de inglês. Conheça os cursos da People, escolha o seu e prepare-se para o futuro!