TOEFL: como funciona o exame?

O TOEFL - ou Test of English as a Foreign Language, na língua inglesa - é considerado uma das principais certificações para quem deseja demonstrar a sua proficiência no idioma. Aplicado em todo o mundo e aceito em diversas instituições educacionais e empresas ao redor do mundo, o teste pode ajudar você a não só mensurar suas habilidades em inglês, mas também alçar vôos internacionais e realizar sonhos! Vamos conhecer mais sobre ele? Confira.

TOEFL: o que é e para que serve?

O TOEFL é considerado um dos principais testes de inglês para quem deseja estudar fora ou conquistar uma vaga de emprego em outro país. Seus resultados são aceitos para a aprovação em cursos acadêmicos em mais de 10 mil universidades ao redor do mundo, e também em outras instituições em 150 países, entre os quais estão Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e destinos como Europa e Ásia. Em muitos países, o resultado também é um recurso muito importante e utilizado para a emissão de vistos para residência ou estudo. 

Quais competências o TOEFL iBT avalia?

O TOEFL iBT, ou internet-based test,é a modalidade mais comum do teste e tem como objetivo avaliar o domínio do candidato para se comunicar e compreender a língua inglesa, em nível universitário. Para isso, são avaliadas as quatro habilidades de comunicação no idioma: listening, reading, speaking e writing. É importante ter em mente que a prova será realizada on-line, em um dos centros de aplicação certificados pela ETS.

Como é a estrutura do exame?

A partir de agosto de 2019, a estrutura do TOEFL iBT sofrerá alterações, e a prova será 30 minutos mais curta - ao todo, a aplicação soma três horas. Entretanto, a estrutura da prova e os formatos das questões serão mantidos. Entenda as particularidades de cada sessão:

Reading

Ao todo, a etapa, cujo objetivo é a avaliação da compreensão escrita do candidato terá entre três ou quatro textos. Para cada um, deve-se responder dez questões sobre os conteúdos e temas abordados. O tempo para completar essa etapa é de 54 a 72 minutos. 

Listening

Já para a avaliação da compreensão auditiva, o candidato terá duas propostas distintas. Em um primeiro momento, serão ouvidos entre três e quatro palestras, e o aluno responderá seis questões sobre cada um dos áudios. Na sequência, o candidato ouvirá duas ou três conversas, e responderá cinco questões sobre cada situação. O tempo para completar essa etapa é de 41 a 57 minutos. 

Speaking

Para avaliar as competências de comunicação oral no idioma, o candidato realizará quatro exercícios. O primeiro deles será de forma independente, e os outros três serão realizados na companhia de outro candidato, de maneira conjunta. O tempo total para completar essa etapa é de 17 minutos. 

Writing

Por fim, para avaliar a habilidade de expressão escrita, o candidato realizará uma prova de redação, com duas propostas diferentes e obrigatórias. O tempo total para completar essa etapa é de 50 minutos. 

Pontuação

Cada uma das quatro sessões do TOEFL iBT soma 30 pontos. A média geral do aluno é calculada a partir da soma dessas quatro pontuações, e valor total pode chegar a até 120 pontos. A nota obtida será válida ao longo de dois anos, a menos que o candidato opte por fazer o teste mais uma vez. 

TOEFL Revisado Aplicado em Papel 

É possível que, caso você procure mais informações sobre o TOEFL, você encontre o TOEFL Revisado Aplicado em Papel. É importante ressaltar que essa modalidade da prova é semelhante ao TOEFL iBT, mas a sua única diferença é que neste caso, o teste é aplicado em papel. Por isso, a opção está disponível apenas para alguns países do mundo onde há dificuldade para conectar-se à internet de maneira apropriada. 

Como eu posso me preparar para o teste?

O primeiro passo para se preparar para o exame e alcançar uma boa pontuação é investir em uma rotina de estudos consistente! Pratique bastante o idioma, inserindo a língua inglesa no seu dia a dia e exercitando bastante os seus conhecimentos. Nesse sentido, procurar um bom curso de inglês pode ser uma opção interessante para auxiliá-lo a direcionar os estudos de maneira segura e saudável. Aqui na People, você confere um curso de inglês pensado para as novas gerações! Que tal conferi-lo? :)

Além do domínio da língua inglesa e de muito estudo, o candidato deve estar familiarizado com o formato e o conteúdo do TOEFL iBT antes de prestá-lo. Devido à sua aplicação extensa, é necessário estudar bastante, treinar com os exercícios no formato da prova e perceber quais as melhores estratégias para resolver cada uma das questões.

Nesse sentido, você pode encontrar uma série de atividades, dicas e livros de apoio especialmente preparados para o estudo dos candidatos que estão focados na aprovação no exame! No site da ETS, responsável pela formulação e aplicação do TOEFL, você encontra opções gratuitas e pagas desses materiais.

Como posso fazer a minha inscrição?

Para se inscrever no TOEFL iBT, basta realizar o cadastro on-line no site da ETS. Lá, é possível verificar as datas em que a prova estará disponível e em quais endereços você poderá realizá-la - o teste é aplicado em centros aplicadores certificados em todo o Brasil e no mundo. 

O serviço de inscrição está disponível durante todos os dias da semana. E não há necessidade de se preocupar quanto à disponibilidade de datas. O TOEFL é considerado a certificação que oferece o maior número de oportunidades de aplicação e, segundo o site institucional, são mais de cinquenta datas ao longo do ano. Ainda, o candidato pode prestar o TOEFL quantas vezes desejar em um mesmo ano, até alcançar a pontuação almejada - basta que as datas tenham no mínimo doze dias de diferença. 

O TOEFL é uma oportunidade interessante para quem sonha em conquistar uma vaga em uma instituição de ensino internacional ou deseja dar um passo a mais na sua carreira profissional! Caso você esteja buscando alcançar essas metas, não deixe de pesquisar mais sobre o exame e tire suas dúvidas com os seu professor de inglês, OK? :)

Se você está estudando o idioma, confira também:

Aprender inglês é difícil? Veja 5 coisas que mostram o contrário

7 coisas que mostram por que você deve aprender inglês agora

Inglês é na People!

Quer desenvolver cada vez mais os seus conhecimentos da língua inglesa? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos de inglês e prepara-se para o futuro!