CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

Dicas para o primeiro currículo

Dicas para o primeiro currículo

Confira as dicas da People para montar um primeiro currículo perfeito!

postado 24 de nov de 2017

Se você está tendo dificuldades sobre como fazer um currículo para concorrer ao primeiro emprego e o que colocar quando você nunca trabalhou antes, a People está aqui para te ajudar! Esse será o seu primeiro de muitos outros currículos, por isso tem um papel significativo de ser a base do seu crescimento profissional.

Veja isso como um momento marcante: agora começa a sua preparação para entrar formalmente no mercado de trabalho e é preciso escrever algo que mostre quais são suas qualificações, suas competências e suas habilidades.

Basicamente, é isso que um currículo significa. Ele fala por você, transmitindo tudo o que pode fazer por uma empresa que está com uma vaga de trabalho aberta. Por isso, para que tudo fique mais claro e para que você consiga desenvolver um ótimo currículo, confira nossas dicas:

1- Destaque sua formação educacional

Como você ainda não apresenta experiência profissional, deve focar seu currículo na formação educacional. Vale a pena colocar tudo o que pode te destacar: cite o ensino médio e se sua escola é referência em qualidade de educação e, se tiver, coloque também sua formação de nível superior.

Se você ainda está cursando, não deixe de citar as atividades que já realizou na vida acadêmica, como participação em eventos e workshops. Se você já está formado, cite os pontos acima, mas inclua também sua nota e o assunto do seu trabalho de conclusão de curso, principalmente se ele estiver relacionado com o tipo de vaga que está disputando.

Vale a pena colocar também se passou em posição de destaque no vestibular do seu curso. Além disso, tente ao máximo refletir sobre tudo o que aprendeu com esses anos de estudo e coloque tudo o que for relevante para a vaga. Mas importante: o seu currículo não deve ficar muito extenso: uma página é o ideal.

2- Coloque suas experiências e atividades extracurriculares

Se sempre estudou línguas, se fez intercâmbio cultural, se participou de Olimpíadas de Matemática, se trabalhou como voluntário, se tem um blog ou um canal no Youtube, se tem o hábito de ir ao teatro e ao museu, se escreveu um livro infantil, isso tudo deve constar para que fiquem claras as suas aptidões. Você deve mostrar que é uma pessoa interessada em conhecimento e que mesmo que não tenha trabalhado formalmente, esteve sempre se desenvolvendo e se aprimorando.

3- Apresente hobbies e interesses

Você também deve deixar claro quais são os seus interesses. Além das atividades que já exerceu, fale também sobre o que você gosta de fazer no seu tempo livre e sem obrigação. Avalie bem o tipo de trabalho que busca e pense em quais hobbies são relevantes para ele.

Se busca um trabalho como designer de games, você deve citar o seu hobby de jogar videogames. Já se busca um trabalho na área de administração, você pode falar sobre o seu hobby de criar planilhas e usar aplicativos para automatizar as suas finanças pessoais.

4- Escreva um resumo que chame a atenção

Além dos pontos acima, você também deve escrever um bom resumo que represente todas as suas habilidades e as suas características. Nele, cite todos os valores importantes para a vaga que está buscando. Neste resumo você deve descrever as suas qualificações de forma profissional.

Exemplo 1: Possuo qualificação de pacote Windows Completo, inglês intermediário e em programas de edição de imagem e vídeo. Tenho um canal no Youtube com 10.000 seguidores e atualmente estou no último ano do ensino médio.

Exemplo 2: Apresento experiência em digitação de documentos (100 palavras por minuto) e em outras tarefas administrativas. Cursei o Ensino Médio no Colégio X e atualmente estou no terceiro semestre de administração de empresa.

Você deve em poucas palavras fazer um resumo do que sabe fazer e também da sua formação. Também coloque os seus diferenciais, com pontos que vão te destacar dos outros concorrentes.

5- Cite outras experiências profissionais como trabalhos temporários

Se já realizou trabalhos temporários, você deve colocá-los. Tente ao máximo deixá-los com um aspecto profissional. Caso tenha ajudado no negócio da família depois da aula, essa já é uma experiência profissional. Se trabalhou em buffet infantil ou dando aulas de inglês, isso também deve ser inserido.

Para isso escreva sempre o nome da empresa completo e a data em que iniciou as atividades, e complemente com as atividades que exercia nesses empregos temporários. Tudo o que for ajudar você a conseguir o primeiro emprego formal deve entrar no seu currículo.

Concluindo, para criar um bom currículo é preciso de prática, por isso vá escrevendo e editando até ter um currículo ideal. Peça ajuda também para amigos e para familiares. Eles podem revisar e apontar melhorias. Boa sorte!

Não vai ser fácil ser o profissional perfeito do mercado no futuro, mas com estudo, trabalho e dedicação é possível chegar lá. Invista nessas 5 dicas e chegue mais longe em sua carreira. Quer já estar preparado para o mercado de trabalho do futuro? Conheça os cursos da People e destaque-se!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu